GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA DE TOCANTINÓPOLIS
Por: ve2018 • 21/7/2021 • Relatório de pesquisa • 537 Palavras (3 Páginas) • 151 Visualizações
[pic 1]
GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS
PREFEITURA DE TOCANTINÓPOLIS
ADM. 2021 A 2024
Relatório de Visita
Escola Municipal Manoel de Sousa Lima
No dia 07 de abril de 2021, às 08h40mim, se realizou a visita da Secretária Municipal de Educação e Cultura, Verônica Rufino Macedo, a Escola Municipal Manoel de Sousa Lima, localizada na zona rural da cidade, bairro Folha Grossa, em Tocantinópolis/TO. Neste momento, se observou a estrutura física da unidade escolar, como refeitório e salas de aula, além de se atingir uma breve explanação sobre a organização pedagógica da unidade, juntamente a equipe escolar do local.
Com a presença da gestora Orlene Pires do Santos, se realizou a revista pelas dependências da escola. Para tanto, se constatou problemas no telhado e forro da sala de aula dos 1º e 2º anos, bem como a informação de que, a partir deste ano, o 3º ano, por fazer parte do segundo ciclo de alfabetização, passará a contar com o sistema de notas, nas avaliações estudantis.
Observou-se ainda, a importância de ter pátios cobertos na instituição, tanto para a entrada da escola, que já se encontra calçada, como também para a cantina, que não possui refeitório adequado e pátio cimentado, bem como mesas e cadeiras para a acomodação dos estudantes, sendo está uma situação relatada pela diretora como insatisfação, uma vez que, as crianças, principalmente as pequenas, em momentos de lanche para merenda, se veem acomodadas nas calçadas altas, onde se localizam as salas de aula. Foi percebida, pela equipe da Secretária, não haver parquinho infantil e hortas na instituição, além de mal funcionamento dos aparelhos de álcool em gel, disponibilizados nas paredes da unidade.
Há a necessidade de trocar telhas na cantina, realizar reparos no portão lateral de acesso a escola, bem como construção de depósitos para armazenar materiais de cozinha e limpeza, e ainda, a cobertura de passarela que liga os banheiros as salas de aula, uma vez que esta, apesar de ladrilhada, não se encontra protegida. No que condiz, a conservação e limpeza do espaço aberto da escola, a gestora relatou está sem zelador e auxiliar de serviços gerais, sendo esta realizada por funcionárias vindas de outra unidade escolar e por um morador da comunidade, que presta serviços comunitários a instituição, entretanto, a mesma solicitou a presença de uma pessoa do Pró-arte, bem como pessoal efetivo para lidar com a limpeza.
A Secretária se encontrou ainda na presença de professores em planejamento para os portfólios de estudo, tendo em vista ser esta uma das medidas tomadas para o ensino remoto, adotado em decorrência da pandemia de Covid-19. Na oportunidade, a mesma ouviu sobre a devolutivas destes roteiros, as quais os professores relataram não haver dificuldade na entrega, resposta/retorno e participação dos estudantes, pais/responsáveis, apenas alguns poucos atrasos, com relação as datas.
Foi-se reforçada a importância de estar acolhendo e tratando bem os estudantes, suas famílias e comunidades, sobretudo, para se estabelecer o equilíbrio nos quefazeres didático e pedagógico oferecido pela unidade. Dessa forma, a Secretária apresentou seu plano de trabalho, ressaltando a necessidade de investimento em formação continuada, principalmente relacionadas as temáticas voltadas as necessidades de atendimento da escola, além de ressaltar que, a gestora precisa ter autonomia e autoridade para lidar diretamente com os assuntos imediatos da instituição.
...