Gestão educacional
Por: macarthy • 15/5/2016 • Relatório de pesquisa • 587 Palavras (3 Páginas) • 382 Visualizações
IMBÉ
2015
Centro Universitário Internacional
Uninter
LILIAN MACARTHY CARLINI RU:
PORTFÓLIO
UTA GESTÃO EDUCACIONAL
FASE I
Relatório de Portfólio da UTA
Gestão Educacional – Fase I
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Local: Michele Prado
Centro Associado: PAP Imbé
IMBÉ
2015
ALÉM DOS MUROS ESCOLARES
A educação atualmente não se faz mais dentro dos muros escolares, mas vai além. Não se dirige mais uma escola somente com diretores, pedagogos e professores, mas sim com a atuação de funcionários, pais, alunos e representantes das principais instituições.
Para os pedagogos não basta apenas os conteúdos correlacionados a área da educação, mas o conhecimento de gestão de pessoas e gestão organizacional.
A lei nº 8069/1990, garante o acesso à educação para crianças e adolescentes. Atualmente crianças e adolescentes internados em hospitais tem garantido o direito de manter o seu acesso ao saber.
O terceiro setor é o mercado em expansão que atua em associações, institutos e fundações, sendo assim, o universo de atuação do pedagogo é ampliado com essas instituições.
Assim os muros escolares deixam de significar barreiras para que haja a ampliação da atuação do processo educacional em um contexto multidisciplinar. O pedagogo e o profissional da educação tem um papel fundamental no rompimento dos paradigmas e na construção de um novo modelo sociocultural.
Os autores responsáveis pela organização pedagógica serão todos aqueles que ousarem mudar, buscar o novo, encontrar espaços para saberes ainda não descobertos, esquecer a sala de aula como único espaço de aprendizagem.
De acordo com a pesquisa além dos muros escolares foi possível perceber que existem outros espaços educativos de atuação do pedagogo como o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que é para o atendimento de crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social, ociosidade e desestruturação familiar, oferecendo apoio necessário à superação das dificuldades, através de atendimentos especializados que visa garantir uma emancipação social. Tendo o objetivo de prevenir situação de risco, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições do fortalecimento de vínculos.
A implantação de atividades musicais também tem se intensificado em instituições de terceiro setor, como uma das possibilidades de proporcionar aos alunos, na sua maioria de redes públicas de ensino, algum tipo de vivência artística
...