TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gesta escar

Por:   •  6/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 3

Desafio da Gestão escolar e as novas tecnologias

Com as mudanças sociais a educação tende a mudar juntamente com os processos de utilixação de novas tecnologias, que cada vez mais abrange as casas dos alunos e até mesmo das classes mais baixas, pensando nisso os educadores e alunos tendem á ter um acesso amplo a informação, seje em quantidade, qualidade, variedade e diversidade.

A introdução de novas tecnologias dentro do ambiente escolar vem trazendo uma nova concepção de aprendizagem, novos desafios á serem superados, bem como novas formas da expressão deee   produção cultural, com isso o papel do gestor é de extrema responsabilidade, pois além de organizar saberes já existentes deve-se sempre atualizar sua equipe de forma a consolidar as tendências com as teorias já existentes há tempos e assim trazer uma pratica educativa sólida, moderna que tende a formar um cidadão em sua complexidade.

   As tecnologias da informação e comunicação foram inseridas no âmbito escolar inicialmente para agilizar a demanda de trabalhos, informatizarem atividades administrativas, controle de dados e principalmente no que de refere a oferta e demanda de vagas nas instituições, posteriormente essas tecnologias atingiram também os alunos com atividades esporádicas, exemplo: A aula de Informática, onde os alunos aprendiam conceitos básicos como digitar conjunto de palavras no Word e salvar o arquivo.

   A sociedade está passando por mudanças, exigindo que até pessoas mais tradicionais e resistentes ao uso delas cedam ao uso do computador para realizar buscas simples no Google ao pagamento de uma conta em seu banco. O marco da tecnologia chegou, e as escolas não poderão ser exclusas.

   A escola é um dos canais (talvez o mais importante) responsáveis pela democratização do conhecimento, partindo da idéia de que a escola trabalha com informações cotidianas para desenvolver seu planejamento, o acesso a estas informações está sendo cada vez mais facilitado, pois as maiorias das empresas de comunicação também aderiram a esta ferramenta.

   Apesar de toda essa necessidade e iniciativas, os computadores nas escolas são pouco utilizados e na maioria das escolas (públicas) alunos são restritos ao uso.  Segundo uma pesquisa encomendada pela Fundação Victor Civita Para 72% dos entrevistados não se sentem preparados para usarem computadores em sala de aula Além disso, apenas 15% afirmaram ter recebido formação para o uso de tecnologias aplicadas à Educação. Com um agravante: na maior parte dos casos, esses cursos são focados nas próprias ferramentas.

Pensando nisso quando se aborda o tema do uso de computadores diretamente aos alunos sabemos que por muitas vezes a falha está extremamente ligada a falta de preparação do educador e gestor e pratica do uso do mesmo em seus planos políticos pedagógicos até ao plano de aula.

O gestor, em seu papel de líder na instituição poderá desenvolver projetos, atividades que promovam a interação na escola potencializada pelo uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, pois alunos e professores mesmo distantes trabalhariam equipe, o trabalho em equipe – coletivo poderá redirecionar as atividades no laboratório de informática de forma que elas estejam “linkadas” (associadas) ao Projeto Político Pedagógico da escola dando assim um objetivo aos computadores inutilizados, evitando inclusive que eles se tornem sucatas posteriormente, pois se um equipamento fica durante certo tempo em desuso há a depreciação.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com