HISTÓRIA INFANTIL
Por: Franciele Souza • 24/4/2015 • Projeto de pesquisa • 1.070 Palavras (5 Páginas) • 803 Visualizações
COORDENADOR DO PROJETO:
Professora
ESTAGIÁRIO:
PERIODO DE REALIZAÇÃO:
Reestruturação do projeto:
Aplicação da oficina pedagógica: _____/_________/2015.
LOCAL DE REALIZAÇÃO:
CARGA HORÁRIA:
05 horas coparticipação
05 horas regência de classe
PÚBLICO ENVOLVIDO:
Alunos de Educação Infantil – anos iniciais
JUSTIFICATIVA:
Este trabalho visa contribuir para melhorar o desenvolvimento da audição, raciocínio, imaginação, criatividade, censo-crítico, noções de tempo e espaço, concentração, cognitivo, disciplina, como também incentivar o hábito da leitura de uma forma lúdica, dinâmica e prazerosa, apoiado em fundamentos teórico-metodológicos.
A contação de história, abre espaço para que o discente, sinta se livre para fazer relações de suas vivências e experiências com os conflitos que permeiam o texto, atribuindo a eles significado, solucionando e elaborando conflitos internos, que acarreta por, auxiliar a recriar sua própria personalidade, este fato, tem o " poder curativo do conto": "O conto de literatura oral serve a muitos propósitos, a começar pela formação psicológica, intelectual e espiritual do ser humano." (BUSATTO, 2003. pg. 37). Como também, ao construir a imagem mental do cenário, as roupas dos personagens, como eles são e agem, estimula a curiosidade e a memorização, e como na educação infantil não se conta uma história somente para entreter as crianças, “já que o ato de narrar oralmente não se perpetua no tempo e no espaço – só encontrará eco se levar, num próximo passo, o ouvinte ao livro” (SISTO, 2005, p. 24). Ao lembrar se de uma história a criança busca outra forma de relembrá-la, e este meio, é o livro.
Essas evidências comprovam a importância do ato de contar histórias as crianças desde tenra idade, pois tem o intuito de desenvolver o discente em vários aspectos de forma agradável, e quando uma criança conta uma história para outra, esta atividade, desenvolve aptidões importantes, como a capacidade de se expressar em público, a desenvoltura, o domínio de espaço, o autoconhecimento e a socialização.
OBJETIVOS:
• Despertar o interesse pela leitura nos alunos;
• Estimular a imaginação e criatividade;
• Trabalhar a concentração, socialização, percepção visual e capacidade de memorização.
METODOLOGIA: Iniciando a aula, a professora regente cantará a música “dança do abraço” para socialização. Anuncia aos alunos que na aula eles terão várias histórias para ouvir e também para contar, e então inicia uma segunda música “Tombei, tombei, tombá”, fazendo uma preparação dos alunos em círculo para ouvir a primeira história: “Um chá na casa de dona Lalá”, que tem o objetivo de valorizar a amizade, cooperação e respeito. A história será contada com auxílio de materiais concretos, podendo ser livros e objetos. Terminada a contação, haverá um diálogo com os alunos, retomando os fatos ocorridos na história, assim como os seus personagens. Posteriormente a professora conduzirá o desenvolvimento de atividades impressas em papel sulfite, em que os alunos relacionarão os personagens ao alimento que cada um levou na casa de dona Lalá, fazendo uma linha com lápis. Será confeccionado fantoche com um dos personagens da história, utilizando papel sulfite com o desenho já impresso e palito de sorvete. A partir da construção do fantoche, será feito o momento da leitura, em que haverá uma caixa mágica no centro do círculo que somente será aberta na hora certa. Será distribuído diversos livros infantis para que os alunos possam fazer a leitura visual e depois o professor irá contar a história do livro que a maioria da sala escolher. Após, será realizado o momento da fantasia e passar a caixa mágica para cada aluno, na qual contará uma história a partir do objeto retirado de dentro da caixa, permitindo que expresse sua criatividade. Ao final da aula, a professora fará uma dramatização, dizendo aos alunos que um dos personagens do livro “Um chá na casa de dona Lalá” visitou a escola, e trouxe um agrado para eles, o doce que ela levou na casa de dona Lalá.
RECURSOS:
Papel sulfite, lápis de cor, cola, tesoura, livro, fantoches, palito de sorvete.
ATIVIDADES:
Musica saudação
Material: nenhum
Objetivos: promover a socialização entre os alunos, respeito, virtudes.
Formação: alunos em pé, dispostos na sala.
Desenvolvimento: Todos cantarão a música encenando-a, de forma a cumprimentar os demais colegas.
Música:
Levantar o braço,
Levantar o outro,
Fazer bamboleio e mexer o pescoço
Olha para o teto,
Olha pro sapato,
Escolher um amigo e dar um abraço.
...