Henri Wallon
Por: Ali19123 • 10/5/2016 • Seminário • 489 Palavras (2 Páginas) • 471 Visualizações
Henri Wallon nasceu em Paris, França, em 1879. Graduou-se em medicina e psicologia, também fez filosofia. Trabalhou como médico na primeira guerra mundial (1914-1918), ajudando a cuidar de pessoas com distúrbios psiquiátricos. Em 1925, criou um laboratório de psicologia biológica da criança. Quatro anos mais tarde, tornou-se professor da Universidade Sorbonne e vice-presidente do Grupo Francês de Educação Nova –instituição que ajudou a revolucionar o sistema de ensino daquele país e da qual foi presidente de 1946 até morrer, também em Paris, em 1962. Ao longo de toda a vida dedicou-se a conhecer a infância e os caminhos da inteligência da criança.
Walon criou sua teoria de desenvolvimento elencada em três aspectos fundamentais que em conjunto contribuíram para a formação do indivíduo ou como ele próprio nomeou “construção da pessoa”. Estes aspectos são: motores, afetivos e cognitivos.
Para este autor há um movimento contínuo de transformações, aprendizados, mudanças, durante toda a vida do ser humano.
Wallon estabeleceu estágios do desenvolvimento, com características que sofrerão influências diretas das condições orgânicas e sociais de cada individuo.
São estes estágios: Impulsivo Emocional (0 a 1 ano) que tem como base aprender sobre o próprio corpo.
Sensório Motor e Projetivo (1 a 3 anos) tem como característica uma maior atuação da criança no seu meio ambiente, adquiri a fala e começa a andar explora o meio, manuseio de objetos.
Personalismo (3 a 6 anos) onde inicia a descoberta das diferenças entre a criança e o outro, a formação da personalidade.
Categorial (6 a 11 anos) se apresenta no começo do período escolar, trazendo a descoberta das ideias, valores, sentimentos próprios e do outro. Não podemos deixar de ressaltar a importância da escola, pois é o segundo grupo socializador do ser humano, o primeiro seria a família.
Puberdade e Adolescência (11 anos em diante) nessa fase as transformações corporais acentuam as diferenças entre feminino e masculino, estas mudanças fisiológicas provocam transformações psíquicas, sendo este período de predominância afetiva, com novas necessidades, desejos e ideias.
Adulto nesse estágio já deve guiar seus pensamentos e ter plena consciência de si.
As idéias de destaque da teoria de Wallon: 1-O indivíduo está constantemente em processo 2- A cada momento desse processo a pessoa é um todo integrado, interação das dimensões motoras, afetiva e cognitiva. É uma rede de relações entre elas somadas aos aspectos orgânicos e sociais.
Juntamente com o físico Langevin, Wallon criou o projeto Langevin-Wllon, que tinha como objetivo uma educação igualitária
...