Historia da profssionalização dos professores
Por: Angela Cristina Colin Rolim • 17/4/2015 • Trabalho acadêmico • 352 Palavras (2 Páginas) • 352 Visualizações
História da profissionalização dos professores de educação Infantil no Brasil
Falar da profissionalização e formação dos professores de educação infantil é falar de algo tão antigo quanto atual.
No período colonial, por volta de 1549, chegam ao Brasil os padre jesuítas, com eles tem-se o início da história da educação no País. Transmitiram segundo Fernando de Azevedo (1963, p.93), "quase na sua integridade, o patrimônio de uma cultura homogênea, a mesma língua, a mesma religião, a mesma concepção de vida e os mesmos ideais de homem culto".
A educação feminina nesta época era restrita às boas maneiras e às prendas domésticas e à elite cabia a preparação para o trabalho intelectual segundo o modelo religioso.
No inicio ate a metade do século XVIII, o trabalho educacional e de catequese da Companhia de Jesus entra em decadência. O Marquês de Pombal que comanda Portugal de 1750 a 1777, compra varias brigas para fortalecer seu governo absolutista. a maior delas é contra a companhia de Jesus. Em 1759 Pombal expulsa os Jesuítas do Império Português, de suas colônias e , consequentemente do Brasil. Desmanchando o sistema de ensino que havia sido construído em dois séculos.
Após a expulsão dos Jesuítas , a educação brasileira é organizada pelo Estado pela primeira vez . Os professores, concursados, são pagos pelo governo que determina a proibição de livros jesuítas e já cobra impostos e faz leis. Um novo método de ensino é criado. Na escola, estudam filhos de fazendeiros, senhores do engenho, militares e outras autoridades.
O objetivo da formação não é o ingresso na faculdade. sem instituições de ensino superior, estudantes mais ambiciosos precisam ir para instituição europeias.
A partir de 1824 a maioria das mulheres é educada pelas mães ou amas e aprender a ler, alem de serem treinadas nas prendas domesticas.
Em 1827 à uma revolução na escola, a primeira Lei Geral de Ensino cria colégios nas vilas e cidades mais populosas do Império e dá acesso as salas de aula também às meninas. Um novo método de aprendizado é difundido: o ensino mutuo, no qual o professor orienta os melhores alunos (monitores),que repassam conhecimento a outros alunos
...