TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia do Curso de Pedagogia no Brasil

Por:   •  30/7/2022  •  Resenha  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA                          

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA – NeaD                    

CURSO: PEDAGOGIA/UAB

DISCIPLINA: Formação e Identidade do Pedagogo - 60 h/a

PROFESSORA: JOELMA DAMASCENO ALVES

ESTUDANTE: DAYANE SIQUEIRA MAGALHÃES

Atividade Fichamento

HISTORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL

Foi na década de 1930, que o Brasil participou importantes mudanças políticas, econômicas e sociais, relacionada a crise internacional da economia. O mercado de trabalho acabou ficando exigente, obrigando uma maior escolarização, para a condição de acesso, assim, fazendo a população trabalhadora se organizar e cobrar por mais escolas. (Implantação do curso de pedagogia no Brasil, pag. 83 – Parágrafo 1º.)

O curso de pedagogia, foi criado dentro dos termos do Decreto-Lei nº 1.190 de 4 de abril de 1939, existe evidencias de que os legisladores observavam o trabalho do “técnico do Ministério da Educação” do trabalho do docente, sendo reservado apenas à formação complementar para a docência. O curso tem como objetivo a formação de um profissional capacitado para a atuação na administração pública da educação, o que fica destacado no Art. 51. “A partir de 1º de janeiro de 1943 será exigido: […] c) para o preenchimento dos cargos de técnicos de educação do Ministério da Educação, o diploma de bacharel em pedagogia”. (Implantação do curso de pedagogia no Brasil, pag. 85 – Parágrafo 3º.)

No ano de 1960, época do Regime Militar, o Ministério da Educação brasileiro (MEC) fechou convênios com a United States Agency for International Development (USAID), seu maior intuito, era de garantir assistência técnica e cooperação financeira à educação brasileira. Os acordos, tinha como principal meta, o interesse pela educação brasileira, era de natureza econômica, como explica Minto (2012, p. 1): (A formação de pedagogos durante o Regime Milita, pag 86 - Parágrafo 2º.)

Em 1980, anos considerados como a década perdida, mas, certamente, para a educação, não foram. Podemos considerar que o surgimento dos movimentos de educadores que, organizaram e reestruturam a educação no país e, em especial a da formação do profissional da educação. (Anos de 1980: a busca do estatuto epistemológico e da identidade do curso de pedagogia, pag 87.)

A década que marcou o avanço do neoliberalismo no Brasil e no mundo, foi em 1990. Existiu serias e importantes mudanças na área educacional, onde consequentemente o processo de formação de pedagogos também foi atingido. O governo brasileiro se responsabilizou por novas demandas do mundo do trabalho em conformidade com os organismos financeiros internacionais. As reformas educacionais emergiram das transformações produtivas. Sobre esse período escreveu Saviani (2004, p. 120): (pág., 88- Parágrafo 1º.)

O objetivo principal das reformas foi adaptar os sistemas de ensino às regras das políticas econômicas da nova ordem mundial, trocando o conceito de formação humana básica, surgindo o de competências individuais para o mercado. A educação passou a ser vista e defendida como aspecto central do desenvolvimento econômico. Gentil e Costa (2011, p. 270). (pág., 88- Parágrafo 2º.)

Dentro das Diretrizes Curriculares, que são do curso de pedagogia, destacamos à formação inicial obrigatória, que garante o exercício da docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, nos cursos de ensino médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. (pág., 82- Parágrafo 2º.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (101.3 Kb)   docx (52.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com