Inclusão no Ensino Fundamental
Por: Thabhata • 21/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.008 Palavras (5 Páginas) • 340 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PEDAGOGIA
DESAFIO PROFISSIONAL
(Tam. 14 – Normal – Centralizado)
TITULO DO TRABALHO
(Times New Roman – TAM. 16 – Normal - Centralizado)
NOME DO AUTORE – RA
NOME DO TUTOR – Profª Esp. Nelly Carla
CIDADE/ESTADO
2015
(Times New Roman – TAM. 12 – Normal - Centralizado
INTRODUÇÃO
Ao pesquisar com os professores apresentaram diversas opiniões e motivações para assumir a carreira docente, pois cada um tem um ponto de vista, pensar e agir. Cada docente entrevistado tem uma historia de vida que as motivaram a optar pela Educação.
Cada professor tem a sua própria identidade e característica pessoal de lecionar. Todo método é introduzido de maneira diferente, cada professor tem a sua rotina, sempre respeitando o cronograma educacional. Com tudo respeitando o desenvolvimento individual de cada educando, para que todos possam desenvolver e absorver o conteúdo aplicado em sala. Embora a educação tenham constantes mudanças de métodos de ensino, cada professor procura se adaptar aos novos métodos educacionais. Procurando novos recursos a todo o momento.
Todas as entrevistadas que tenham o magistério procuraram a se atualizar com a pedagogia diante aos novos desafios encontrados para assumir o cargo de educador e também se atualizando com cursos, workshop e pós-graduações. Atestaram que o magistério embora esteja extinto era melhor elaborado, o que se dava na teoria era cobrado com rigidez na pratica.
DESENVOLVIMENTO
Entrevistado: Professor:. Alfabetizou-se, quando ainda estava na Educação Infantil, atestou que aprendeu a ler com seu irmão mais velho antes mesmo de iniciar a antiga Primeira Série do Ensino Fundamental.
Incialmente procurou a cursar o magistério por ser remunerado, depois se apaixonou pela profissão se identificou. E assim assumiu os estudos como uma profissão que queria exercer durante a vida.
Embora existam vários métodos de ensinar não gosta de assumir um método único, e sim sondar seus alunos e aplicar as atividades conforme as necessidades, a rotina em sala é de acordo as necessidades de cada criança.
As atividades programadas para o dia procura acompanhar o desenvolvimento de cada criança, sempre fazendo conexões individuais ou em grupo. Com o passar dos anos acredita que foi ficando mais experiente aprendendo com os erros, e também com os alunos.
Realmente estamos em constante aprendizado, hoje me tornei uma pessoa mais critica e também mais preparado para exercer funções dentro da Educação infantil. Muitas coisas mudaram com o passar do tempo, as salas de aulas tornaram-se mais heterogenias e as famílias se tornaram mais criticas, porém mais ausentes. Muitas funções do professor se perderam, pois sempre temos que educar os alunos primeiro para depois transmitir o conhecimento.
A oralidade é primordial para o processo de ensino e aprendizagem, e o método fônico e bastante eficaz para esse processo. Incentiva a leitura de acordo com a idade do educando, fazendo que os mesmos avancem suas aprendizagens e ampliem seus conhecimentos.
Entrevistado: Cristiana Bezerra: Aprendi a ler e escrever através da cartilha Caminho Suave, usando as famílias silábicas. Minha mãe sempre me cobrava leitura, fazendo sempre treino diário, sempre passando lição onde ficava brincando de escolinha.
Escolheu a profissão de docente por gostar de ensinar outras pessoas, e confiar em si mesmo e com o apoio da família na época onde também estava acontecendo grandes mudanças na escola padrão, e achava que a educação iria melhorar muito.
Na época que começou a lecionar ainda cursava o magistério, em uma escola particular, pois quando foi pra Rede Publica sentiu uma grande diferença, na estrutura da rede.
Iniciava sua rotina com uma oração, cantigas ou musicas. Depois trabalhavam com novos conteúdos que requeria mais atenção dos alunos, Após o intervalo utilizava atividades que exigiam menos concentração e sempre deixava Artes que as crianças mais gostavam por ultimo. Houve muitas mudanças, a informatização nas escolas os recursos áudio visuais, cursos de alfabetização lhe ensinou muito. Trabalhava: Noções Motoras, alfabeto móvel, formas geométricas e cantigas.
Entrevistada: Flávia Lopes: Optou por fazer magistério, devido sua tia que atua como educadora, onde ajudava muito fazendo com que se interessasse pela profissão.
...