Interdisciplinaridade e Curriculo
Por: Beatriz Leonardo • 19/3/2016 • Resenha • 338 Palavras (2 Páginas) • 273 Visualizações
Explicação e exemplificação dos conceitos de Interdisciplinaridade e Currículo:
A interdisciplinaridade ocorre quando uma determinada abordagem, de um conteúdo é utilizada em disciplinas diferenciadas, de forma que aconteça um aprofundamento de tal conteúdo relacionando-se o mesmo com distintas matérias. Tais matérias ou disciplinas são chamadas de currículo, o qual tem objetivo de formação humana na vida escolar.
Um exemplo de interdisciplinaridade se dá por exemplo: Em uma implantação de um mesmo projeto ou sequência didática, para duas, ou mais disciplinas diferentes.
A sequência didática nada mais é que uma sequência de atividades, com o intuito de chegar a um objetivo, onde há a garantia que o aluno faça descobertas, sobre aquilo que a atividade propõe, tal sequência deve ser sempre reflexiva e significativa aos alunos, de maneira a não se tornar uma pratica interdisciplinar vazia.
O objetivo maior de tal sequência é construir ligações com grau de ligação real, entre diferentes disciplinas, com os conhecimentos adquiridos ir além daquilo que é ensinado, permitindo assim a interação de vários saberes afim de um conhecimento significativo.
Na montagem de uma sequência didática é preciso que o educador faça uma análise cuidadosa de cada etapa, observando quais objetivos se tem em tal aplicação, quais os significados e os desafios serão propostos na atividade e quais os caminhos percorridos afim de se chegar a um determinado conhecimento, ou seja, é preciso um planejamento que promova disciplina dentro do contexto interdisciplinar.
É necessário levar em consideração a interação em sala, tanto do aluxo x aluno, quanto professor x aluno, frente a aplicação das atividades, pois a partir dessas interações é possível avaliar os conhecimentos desenvolvidos e o valor significativo de tais experiências vividas no meio escolar buscando sempre a formação de um ser integral.
Com tudo é possível concluir que o professor tem de ser mediador nos processos de interdisciplinaridade, com o objetivo de promover o conhecimento não unificado, e sim o conhecimento significativo a partir de sequencias didáticas que utilizem o currículo como agente formador de pessoas, e não apenas disciplinas soltas em si.
...