Interdisciplinaridade na Educação Básica
Por: Kerlly Tasselli • 6/1/2017 • Trabalho acadêmico • 1.123 Palavras (5 Páginas) • 258 Visualizações
ALPHA INSTITUTO EDUCACIONAL
Interdisciplinaridade
Aluno: Kerlly Fernandes Tasselli
Professor(a): Débora Ribeiro Cardoso
Curso: ACH Pedagogia EAD
Disciplina: Interdisciplinaridade na Educação Básica
LONDRINA
2016
Interdisciplinaridade
[pic 1]
Ao observar a charge, podemos compreender que a maneira como o professor dispôs a atividade, não facilita na compreensão do aluno. Pois é um uma atividade muito abstrata, não faz nenhum tipo de contextualização com a realidade do aluno. Lembra o modelo tecnicista educacional.
Para renovar nessa questão, para que o aluno adquira um verdadeiro conhecimento faça-se necessário a introdução da interdisciplinaridade na ação do professor. Através da interdisciplinaridade o professor pode envolver o aluno no tema da aula, mostrar de uma forma indireta que os conteúdos das disciplinas não são fragmentados, que elas se inter-relacionam. Pois é mais fácil para os alunos guardarem uma coisa apenas na cabeça do que várias coisas de um determinado assunto determinado. Quando o professor trabalha o mesmo tema com varia disciplinas o aluno pode contextualizar os conteúdos compará-los com a realidade. Futuramente podem usar o que aprenderam fora do ambiente escolar.
Importância da interdisciplinaridade no contexto em sala de aula
A interdisciplinaridade no trabalho do professor trás uma inclusão do conhecimento. Ou seja, ao relacionar o tema da aula com as demais disciplinas o professor faz uma globalização do conhecimento, onde não existe o limite entre uma disciplina e outra.
Atualmente podemos perceber que os alunos não se interessam por assuntos dispersos, conteúdos fragmentados apenas como memorização. Cada vez mais a geração atual exige uma educação mais útil, os alunos estão mais críticos. A interdisciplinaridade é uma ferramenta que quando utilizada faz essa ponte entre o conhecimento e sua utilização no cotidiano do sujeito. Além de garantir uma interação entre os alunos, pois as atividades não são realizadas individualmente, elas têm que ser feitas em conjunto tendo o professor com norteador da ação. Tal ferramenta proporciona deferentes olhares sobre um mesmo fato.
O foco principal é trazer o conhecimento teórico para o cotidiano do aluno, mostrar que o que se aprende em sala de aula tem uma aplicação prática em nossas vidas. Diferente do método tradicional que o alunos aprende por memorização e não compreende onde pode utilizar o conhecimento aprendido.
Futuramente como professora de pedagogia, pretendo incluir em meu trabalho as teorias e métodos que aprendi nesta graduação. Sendo assim, ao realizar uma aula interdisciplinar primeiramente recorrerei ao currículo (escrito) da escola na qual estarei inserida, conhecendo o currículo e o que se espera dele, consultarei meu plano anual e sendo assim iniciarei meu projeto de aula. Lembrando que devo ter um bom conhecimento da minha turma. Sua realidade, seu nível de conhecimento e seu nível de potencial.
Em se tratando de uma aula de português, para o 3°ano do fundamental, onde os alunos aprenderam sobre presente, passado e futuro. Eu integraria junto a aula de português, um pouco do conhecimento de história, colocaria uma atividade de leitura imagética de uma rua da minha cidade como era antigamente e como é atualmente. Juntando isso em ciência trabalharia a mesma imagem pedido para que os alunos analisassem o que mudou na questão de arborização, e em matemática eles podem fazer o calculo da data da foto antiga e a da foto atual para descobrir quantos anos se passaram. Esse tema me permite uma infinidade de possibilidades das quais eu posso trabalhar com meus alunos e usar a interdisciplinaridade.
Sequência Didática – Ensino Fundamental
Turma: 3° ano
Número de alunos: 14
Horário: aulas de reforço escolar
Público alvo das aulas: Alunos 3° ano que apresentam dificuldades na avaliação diagnóstica, alunos que ainda não consolidarão o processo de alfabetização.
Objetivos:
Segundo a resolução Resolução SEE Nº 2197 publicada em 26/10/2012 (Tít. IV, Cap.I, Art. 60 e 61), espera-se que os alunos no ciclo de alfabetização
Saibam:
- ler e compreender textos mais extensos;
- localizar informações nos textos;
- ler oralmente com fluência e expressividade;
- produzir frases e pequenos textos com correção ortográfica;
Metodologia:
Trabalhar com pequenos grupos dentro ou fora da sala de aula. Agrupar alunos de escrita pré-silabia e silábica sem valor sonoro com alunos de escrita pré-silabica e silábica com valor sonoro.
Atividades:
Atividade 1:
[pic 2]
Objetivo: Alunos em duplas, ouvir a leitura oral de cada aluno. Depois fazer um debate sobre as questões, para interpretação:
O que o carteiro encontrou?
De quem era a carta?
Como o personagem do poema ficou?
O que o personagem escreveu na carta?
Atividade 2:
[pic 3]
Atividade3[pic 4]
Objetivo: Utilizar a interpretação de charges para compreensão do tema da aula. Atividade realizada em dupla.
Atividade 4:
Observe as imagens abaixo:
[pic 5]
Avenida Arcebispo Dom Geraldo Fernandes, londrina 1950.
[pic 6]
Avenida Arcebispo Dom Geraldo Fernandes, Londrina 2016
1 Comente com seus colegas, o que você acha que mudou nesta mesma avenida ao longo dos anos:
2 Havia mais ou menos arvores antigamente?
...