Internet: “tsunami” de Ideias e Conflitos
Por: Claudia28041979 • 7/3/2016 • Dissertação • 769 Palavras (4 Páginas) • 282 Visualizações
[pic 1]
TRABALHO EM GRUPO – TG
Aluno(s):
Claudia de Souza Oliveira RA: 1518102
Andreia de Oliveira Cardoso RA: 1517257
Adriana Oliveira Santos RA: 1517289
Adilson Lourenço da Silva RA: 1516805
POLO
DIADEMA
Pedagogia
2015
Internet: “tsunami” de ideias e conflitos
É notório que nas últimas décadas o mundo tem experimentado um avanço tecnológico tão veloz que lembra um “tsunami” de ideias e conflitos, expondo a força e a fragilidade das nações numa conjuntura social e econômica, que apresenta disparidades e acentua as desigualdades, tudo isso circulando por um estreito e contraditório caminho, estabelecido pela internet e observado de forma clara no contexto micro, médio e macro da sociedade mundial. Isto é, os mesmos avanços e problemas observados dentro de uma empresa também se apresentam em instituições maiores e até mesmo na população global: seleção natural dos que podem ter acesso, determinada pelo poder aquisitivo, nível de escolaridade e de informação.
Grandes potências mundiais investem incansavelmente em pesquisas e mecanismos de avanço e controle tecnológico, o que as tornam mais poderosas e capazes de exercer o poder sobre as outras ao vender de forma seletiva somente o que acham que devem, quando devem e para quem devem, é o que observamos nos casos em que grandes nações financiam guerras com apoio tecnológico e bélico. Diante disso, se não formos capazes de analisar com frieza e nos apresentarmos a este jogo complexo, podemos nos tornar profissionais ultrapassados. Acompanhar esta roda gigante tem sido um grande desafio a todos.
Voltar às salas de aula torna-se uma realidade palpável, mesmo após anos de experiência, pois a busca por uma mão de obra antenada e desenvolvedora de projetos internos e externos, e não mais de um profissional estático, desempenhando uma única função, tem sido o alvo das grandes empresas, as quais buscam se estabelecer tecnologicamente, em conformidade com os estreitos caminhos que a rede mundial tem proporcionado ao mundo capitalista e globalizado.
Isso se aplica também aos profissionais da pedagogia, pois se levarmos em consideração a velocidade com que as crianças e jovens se atualizam e o quanto a tecnologia e principalmente a internet estão incorporadas ao desenvolvimento dessa geração, podemos concluir que a capacitação desses profissionais é muito mais desafiadora, pois disso depende a interação imprescindível no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, a busca por uma escola tecnologicamente equipada não basta, é preciso qualificar os professores para uso e aplicação no dia a dia, principalmente na intermediação do aluno com o conteúdo exposto na rede, ferramenta utilizada com muita facilidade pelos jovens e que se apresenta de forma forte no apoio pedagógico, mas que deve muitas vezes ter a figura do professor como um orientador e limitador para uso dentro dos parâmetros legais do processo educacional.
...