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JOGOS COMO RECURSOS AUXILIADORES DE APRENDIZAGEM

Por:   •  25/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.261 Palavras (14 Páginas)  •  1.000 Visualizações

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“JOGOS COMO RECURSOS AUXILIADORES

DE APRENDIZAGEM.”

:Disciplina: Metodologia e Prática do Ensino de Matemática e Ciências

Grupo:

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, NOVEMBRO DE 2017.

INTRODUÇÃO

Os jogos dentro do ambiente escolar são poucos utilizados pelos educadores e pelas instituições escolares em geral, e deseja-se apontar a importância do lúdico para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Trata-se de demonstrar que através das atividades lúdicas se desenvolve várias capacidades, exploradas e refletidas sobre a realidade, a cultura na qual vivemos, incorporamos e, ao mesmo tempo, questionamos regras e papéis sociais. É visível o papel do jogo como recurso facilitador na aprendizagem, reconhecendo-o como um instrumento pedagógico importante no desenvolvimento intelectual e social do educando. Observamos que são apresentadas as principais ideias dos diferentes papéis que o jogo exerce no trabalho pedagógico com o intuito de estimular no profissional docente a reflexão sobre a utilização do lúdico na aprendizagem.

Atualmente, nossa sociedade vive inserida num contexto de diversidade de formas e meios de comunicação, no qual é essencial ser competente na leitura e compreensão das diferentes linguagens. Embora se reconheça facilmente essas diferentes modalidades de comunicação (expressões gestuais ou corporais; formas visuais; formas gráficas e verbais), o que se tem visto na realidade, de forma geral, é somente o uso da leitura e escrita como representações convencionais nas atividades escolares.

Compreendendo a inevitável incorporação das outras formas de comunicação nas instituições escolares, a seguinte pesquisa pretende falar da inclusão do jogo nas diferentes modalidades de comunicação que permeiam nossa sociedade.

OBJETIVO

Gerar mudanças no ensino da matemática para torna-la mais atraente aos alunos, renovar com ideias atualizadas a disciplina e desenvolver novas ferramentas de aprendizagem matemática através do jogo e utilizar estratégias em sala de aula para inserir os alunos neste método de ensino sanando assim uma das principais preocupações que é o trabalho do pedagogo.

Esclarecer a matéria de matemática para os alunos, diminuir a reprovação, gerar alunos que compreendam e saibam reproduzir o que foi aprendido sem maiores complicações, gerenciar métodos diferenciados utilizando o jogo para gerar interesse e absorção dos conteúdos dados em sala de aula e aprimorar o jogo para condições de sala, criando ambientes, estabelecendo conceitos, que façam o aluno entender sua relação com a matemática com a atividade que explora o lado lúdico como diferencial na aprendizagem de matemática.

Ensinar matemática de maneira mais concreta para facilitar o processo de compreensão e trazer o cotidiano do aluno para o contexto em sala de aula demonstrando que a matéria existe em tudo a sua volta, não somente na lousa ou dentro das paredes da sala de aula.

DESENVOLVIMENTO

O jogo na educação infantil

Os jogos na educação infantil são de suma importância, ao compreender-se que as crianças aprendem de forma lúdica externando de maneira prática em suas brincadeiras, podemos dizer que elas aprendem de forma prazerosa através dos jogos e brincadeiras, desta forma elas interagem entre si desenvolvendo suas habilidades, externando e enfrentando seus medos, sanando suas dúvidas, criando hipóteses, desta maneira ampliando seu intelecto sem a obrigação do "fazer", ou seja, tudo se passa num momento de espontaneidade.

No jogo, as crianças aprendem a compreender e respeitar regras, também a estabelecer regras para si e para o grupo, isso possibilita a resolução de possíveis conflitos existentes no momento do jogo, que irá refletir no seu aprendizado no cotidiano.

Estabelecem-se na educação quatro tipo de jogos: jogos de exercício sensório motor, jogos simbólicos, jogos de regras e jogos de construção.

Jogos de exercício sensório-motor

Os jogos de exercício ou sensório-motor são jogos que possibilitam a manifestação do movimento corporal e a consciência de movimento do corpo, Estes exercícios consistem em repetição de gestos e movimentos simples como agitar os braços, sacudir objetos, emitir sons, caminhar, pular, correr, entre outros.

Embora estes jogos comecem na fase maternal e durem predominantemente até os 2 anos, eles se mantém durante toda a infância e até na fase adulta. Por exemplo, dançar, praticar esportes, andar de bicicleta, amarelinha, pega-pega.

Jogos simbólicos

O jogo simbólico aparece predominantemente entre os 2 e 6 anos. A função desse tipo de atividade lúdica, de acordo com Piaget, "consiste em satisfazer o eu por meio de uma transformação do real em função dos desejos", ou seja, tem como função assimilar a realidade. A criança tende a reproduzir nesses jogos as relações predominantes no seu meio ambiente e assimilar dessa maneira a realidade e uma maneira de se auto-expressar. Esses jogos de faz-de-conta possibilita à criança a realização de sonhos e fantasias, revela conflitos, medos e angústias, aliviando tensões e frustrações.

Entre os 7 e 11-12 anos, o simbolismo decai e começam a aparecer com mais frequência desenhos, trabalhos manuais, construções com materiais didáticos, representações teatrais, etc. Com essa faixa etária, o computador pode se tornar uma ferramenta muito útil, quando bem utilizada. Exemplo de jogo simbólico: cantinhos temáticos em sala de aula, imitação do mundo que a rodeia como mamãe e papai, médico, bombeiro, super-herói, entre outros.

Jogos de regras

O jogo de regras começa a se manifestar por volta dos cinco anos, desenvolve-se principalmente na fase dos 7 aos 12 anos. Este tipo de jogo continua durante toda a vida do indivíduo (esportes, trabalho, jogos de xadrez, baralho, RPG, etc.). Os jogos de regras são classificados

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