JOGOS E BRINCADEIRA OLHAR PEDAGÓGICO
Por: Davi Monteiro • 1/10/2018 • Artigo • 2.482 Palavras (10 Páginas) • 190 Visualizações
FACULDADE SÃO GERALDO – MULTIVIX CARIACICA
CURSO DE PEDAGOGIA
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CLAUDINÉIA JASTROW REAMI
6º PERÍODO
CARIACICA
2018
1. INTRODUÇÃO
O trabalho aqui apresentado tem como objetivo investigar a importância dos jogos e brincadeiras na prática pedagógica em uma escola de Educação Infantil na rede municipal de ensino. Utilizarei como referencial autores e estudiosos como: Andrade (2008), Huizinga (2007), Zabalza (1998), entre outros que, de forma direta ou indireta, abordam em seus livros a importância dos jogos e brincadeiras e suas contribuições para a educação. Será utilizado, também como suporte da pesquisa o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Infantil – DCNEI, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, sendo que as duas últimas se articulam e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos para orientar as propostas pedagógicas da escola. A metodologia que utilizarei para a realização desse trabalho será por meio de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, aliada a pesquisa de campo com abordagem quantitativa. Os instrumentos que usarei para a coleta de dados serão: entrevistas, questionário, observações e registros em diário de campo. Buscarei, assim, fazer com que professores e estudantes dessa área compreendam a importância dessas atividades (jogos e brincadeiras) no desenvolvimento integral da criança e, por conseguinte no processo educativo. As crianças reproduzem, criam, recriam e incorporam as experiências sociais e culturais que estão impregnadas nos jogos e brincadeiras, pois neles as relações com seus pares (crianças e adultos) se estabelecem. A escola deve se organizar para que os espaços/tempos ali sejam propícios para a realização dos jogos e das brincadeiras que serão previamente planejados de acordo com a faixa etária dos pequenos. A escola pública ou particular que possui um rico acervo de jogos e materiais de consulta para a realização de brincadeiras deve estimular o uso desses recursos através de formações, para que haja uma conexão com o conteúdo e a prática de uma forma significativa. Dessa forma, os jogos e brincadeiras têm sua importância na práxis pedagógica e esse estudo irá contribuir para a reflexão da importância dessas atividades, pois elas carregam um saber notório que necessita da mediação do professor.
- TEMA
Os jogos e brincadeiras na Educação Infantil.
- JUSTIFICATIVA
Nas escolas os jogos e brincadeiras estão sendo utilizados, geralmente, sem fins educativos, somente para preencher aquele tempo que ainda está sobrando, o famoso tempo ocioso.
A utilização de jogos e brincadeiras precisa ser assumida mediante objetivos pedagógicos com a verdadeira intenção de ensinar, é imprescindível que os jogos e brincadeiras tenham consistência em atividades direcionadas e planejadas pelo educador da Educação Infantil.
O art. 29 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9.394/96, expressa que: “A Educação Infantil, [...], tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”.
Essas atividades podem ser uma forma de melhorar a qualidade da educação, o prazer em aprender e em ensinar. Zabalza afirma que:
Seja qual for a organização da sala (...) será preciso que os espaços estejam dispostos em função das necessidades das crianças, tornando possível, junto à sua atividade autônoma, a ação compartilhada em grupo. De qualquer forma, o professor deve ter consciência de que uma determinada estrutura da sala favorece determinadas atividades (1998, p.62).
O momento de recrear, de brincar é também momento de aprender com prazer. É preciso que haja interação entre o ato de brincar e as demais atividades que são oferecidas na escola. Por isso, se faz necessário uma compreensão maior da importância dessas atividades lúdicas nesse processo de iniciação da aprendizagem escolar.
Os jogos e brincadeiras na Educação Infantil são instrumentos que se estruturam, fazendo parte das práticas pedagógicas na escola. A partir dessa metodologia o professor realiza atividades que possibilitam nas crianças as trocas, as interações, a aprendizagem, a socialização e a vivência através da imaginação no seu dia-a-dia.
As atividades que envolvem jogos e brincadeiras além de ser inerente à vida das crianças, podem ser consideradas como recursos que promovam aprendizagem e desenvolvimento.
- DELIMITAÇÃO DO TEMA
O presente trabalho tem como temática: Jogos e Brincadeiras como eixos norteadores de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, ressaltando que tais atividades proporcionam às crianças prazer e aprendizagem. O cotidiano da escola de Educação Infantil é repleto de práticas expressivas com jogos e brincadeiras.
1.4 PROBLEMA
O problema da pesquisa é: Os jogos e brincadeiras na Educação Infantil são instrumentos que se estruturam, fazendo parte das práticas pedagógicas na escola?
1.5 OBJETIVO GERAL
Investigar a importância dos jogos e das brincadeiras na prática pedagógica em uma escola de Educação Infantil da rede municipal de ensino.
1.5.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Verificar de que forma os jogos e as brincadeiras estão articuladas com o processo de aprendizagem das crianças;
- Identificar a importância do professor como mediador no processo de ensino e aprendizagem por meio dos jogos e das brincadeiras;
- Analisar a importância dos professores nos diversos aspectos que tornam os jogos e as brincadeiras importantes para aprendizagem das crianças;
- Compreender como esses recursos (jogos e brincadeiras) podem propiciar o conhecimento das crianças, e como sua utilização poderá ser considerada um instrumento integrado ao ensino-aprendizagem.
- METODOLOGIA
Demo (2001) esclarece que é o processo de pesquisa que, na descoberta, questionando o saber vigente, acerta relações novas nos dados e estabelece conhecimento novo.
A construção epistemológica desse estudo se caracteriza por seu enfoque qualitativo que exigirá da pesquisadora uma difícil tarefa: selecionar e reduzir a realidade sistematicamente, conhecendo as várias possibilidades metodológicas a fim de compreender e interpretar a realidade pesquisada.
2.1 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA
...