Jogos matematicos
Por: Laura Higino • 2/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.883 Palavras (8 Páginas) • 328 Visualizações
CICERO MÁRCIO DAS NEVES NASCIMENTO
CLEBERSON LUIZ DOS SANTOS
LEIDY LAURA DA SILVA HIGINO
LETÍCIA FERREIA DA SILVA
BRINCANDO QUE SE APRENDER: JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II COMO FORMA DE APRENDIZAGEM
Projeto de Pesquisa e Intervenção apresentado ao curso de Licenciatura em Matemática, como requisito para aprovação na disciplina de metodologia científica e pesquisa educacional ministrada pela professora Márcia Assunção,
BELO JARDIM – PE
2014
SUMÁRIO
1 | INTRODUÇÃO.............................................................................................. | 3 |
2 | OBJETIVOS.................................................................................................. | 4 |
2. | OBJETIVO GERAL ....................................................................................... | 4 |
2. | OBJETIVOS ESPECÍFICOS ........................................................................ | 4 |
3 | JUSTIFICATIVA............................................................................................ | 5 |
4 | FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA .................................................................... | 6 |
4. | UTILIZANDO O LÚDICO COMO FORMA DE APRENDIZAGEM ................ | 6 |
4. | BATALHA NAVAL......................................................................................... | 6 |
4. | TANGRAM..................................................................................................... | 7 |
4. | UTILIZANDO JOGOS DE RACIOCÍNIO LÓGICO........................................ | 7 |
5 | METODOLOGIA ........................................................................................... | 9 |
6 | REFERÊNCIASBIBLIOGRAFICA ................................................................ | 11 |
7 | ANEXOS ...................................................................................................... | 12 |
7.1 | Anexo 1........................................................................................................ | 12 |
7.2 | Anexo 2 ....................................................................................................... | 13 |
7.3 | Anexo 3 ....................................................................................................... | 15 |
7.4 | Anexo 4 ....................................................................................................... | 16 |
- INTRODUÇÃO
Ao chegar fundamental II a maioria dos alunos quando se deparam com novas situações, que passam a ser ate mesmo ambíguas por muitas vezes, como por exemplo: a álgebra. Eles passaram a educação infantil e o fundamental I conhecendo e aprendendo apenas números e na maioria das vezes os professores ensinam cantando (como no caso da educação infantil) e com alguns jogos, limitando-se apenas nas quatro operações. Mas agora é outra situação, além de aplicar o que já aprenderam encontram novos desafios e ainda descobrem que na matemática existem letras, por este motivo idealizamos a confusão que surge na cabeça desses.
De acordo com essas situações existe uma grande possibilidade de ocorrer à evasão escolar.
Mas com um método diferente, onde, os alunos vão aprender com o lúdico, que auxilia as aulas tornando-as atraentes, porém sem abrir mão do currículo escolar, ou seja, não queremos menosprezar os métodos de ensino tradicional, entretanto aprimorando-os, acrescentando um pouco de diversão para que deste modo não fique tão chato o aprendizado. Desta forma torna-se a aula atrativa despertando assim o interesse do aluno.
- OBJETIVOS:
- Objetivo Geral:
- Traçar métodos de ensino que mostram uma Matemática diferente a que os alunos visam que tem uma visão de uma disciplina chata e difícil de aprender, por esse motivo que está crescente o nível de evasão escolar, precisar-se que a escola juntamente com o corpo docente crie métodos de ensino que mostrem a esses alunos que a matemática é uma disciplina essencial para a vida de todos, criando jogos e brincadeiras mostrando o lado divertido da disciplina.
- Objetivos Específicos:
- Mostrar aos alunos uma Matemática atraente;
- Demonstrar a importância do aprendizado da matemática no nosso cotidiano, introduzindo de uma forma atrativa.
- Estimular a escola e o corpo docente a utilizar o lúdico como método de ensino;
- Esquematizar Jogos e brincadeiras matemáticos;
- Retirar dos alunos preconceitos, conceituando uma nova visão do aprendizado matemático.
- JUSTIFICATIVA
A evasão escolar ocasionada muitas vezes pelas dificuldades em se aprender matemática, nos intensifica a cada dia os impasses que os alunos tendem a criar no aprendizado. A junção entre falta de interesse dos alunos e a desmotivação dos professores gera o fracasso escolar.
Em decorrência dessa problemática vemos como necessário alvitrar novos conceitos e novos métodos de incentivo para o aluno, através de jogos, desenvolvendo o raciocínio lógico matemático que manifestem o lúdico como forma resultante para o aprendizado, instituindo dessa forma um diferenciado método de ensino-aprendizagem. Esta problemática é proposta para os alunos do ensino fundamental II, que possuem em certa dificuldade pois se deparam como uma “nova” matemática, diferente do que eles vivenciaram nos anos anteriores.
...