Libaneo uma escola para novos tempos
Por: carlalavinia • 15/10/2015 • Relatório de pesquisa • 609 Palavras (3 Páginas) • 1.273 Visualizações
Ampliando os objetivos da escola
A função da escola é interagir e articular-se com as práticas sociais. Estão surgindo outras formas de desenvolver a democracia e tentar construir uma sociedade mais justa.
Educação para a igualdade entre os sexos
Os ideais da escola pública é igualdade entre homens e mulheres. Os movimentos de mulheres ressaltam a distinção entre o sexo e o gênero, deixando bem nítido que os gêneros masculino e feminino são noções estabelecidas numa cultura e numa sociedade organizada por homens.
É importante que os educadores exponham nas suas práticas pedagógicas, como por exemplo, usar um tipo só de uniforme, deixando o uso da saia para meninas e calças compridas para meninos. Assim, terá outra visão igualitária no que se diz respeito a relação de igualdade dos direitos entre homens e mulheres.
Educação Ambiental
A nossa sociedade está em constante risco, a causa é problema decorrente da destruição da natureza. Com diferentes entendimentos em relação a educação ambiental, temos a corrente conservacionista que defende a preservação das matas e dos animais. A corrente naturalista sugere uma forma de educação pelo contato com a natureza. A corrente gestão ambiental incentiva ações de movimentos sociais, não sendo a favor a qualquer dano a natureza. A corrente da economia ecológica reúne organismos internacionais e várias organizações não governamentais e associações ambientalistas.
Essas correntes nos mostra muitas concepções e formas de fazer educação ambiental no entender pedagógico e contribui para a formação humana levando os alunos a reflexão, educando as crianças e jovens para proteger, conservar e preservar espécies, traz o autoconhecimento e o conhecimento do universo, introdução a ética da valorização e do respeito a diversidade das culturas, as diferenças, entre outros.
A escola não pode ser, sozinha, responsável pela tarefa de educação ambiental, envolve ações práticas do nosso cotidiano nos diversos ambientes. As pessoas precisam ser convencidas da necessidade de ter um olhar diferenciado, adquirindo assim hábitos positivos.
Educação Intercultural
A ideia de acolhimento da diversidade, o reconhecimento dos outros como sujeitos de sua individualidade, sendo a diversidade a primeira referência para a luta pelos direitos humanos. Como uma grande presença da diversidade na sociedade, resultante da transversalidade de culturas, no sentido de que toda cultura é plural. O fato é que, tanto professores como alunos convivem com uma pluralidade crescente de pessoas de diferentes lugares, em geral por causa da migração. Com isso, as crianças convivem com diferentes etnias e diferentes linguagens, requerendo da equipe decisões sobre os objetivos escolares, uma resposta curricular que incorpore essa visão intercultural. trata-se de uma mudança de mentalidade, de transformação das formas de pensar, de sentir, de comportar-se em relação aos outros. O que é preciso saber é uma forma para articular, ajudar os alunos a fazerem as ligações entre cultura elaborada e a sua cultura cotidiana, de modo que adquiram instrumentos conceituais, formar de pensar e de sentir, para interpretar a realidade e intervir nela.
...