Libras linguagem de sinais
Por: fisiorosi • 17/4/2015 • Trabalho acadêmico • 872 Palavras (4 Páginas) • 400 Visualizações
FUNDAMENTOS E PRÁTICAS EM LIBRAS II
ATIVIDADES
1) Qual a importância da família e a atuação do pedagogo no processo de aprendizagem do aluno com surdez?
A família é à base de uma criança e seu primeiro elo de comunicação. O desenvolvimento da linguagem de uma criança segue algumas etapas independentes de ser ouvinte ou surda. A linguagem pode ser caracterizada por qualquer e todo signo que podem ser gestos, sinais, sons, símbolos ou palavras que represente ideias, pensamentos e significados. Sua linguagem ocorrera mediante a vivência da criança com seu meio, por isso é necessária à intervenção de um profissional caso a criança surda seja filha de pais ouvintes. Sem isso a criança ficará isolada é não participará das atividades familiares, ou restritas a assuntos triviais e as necessidades básicas do dia a dia. Muitas famílias sofrem com a descoberta da surdez e não está preparada para o aprendizado da Libras, gerando uma baixa qualidade na comunicação. O trabalho voltado a educação inclusiva deve pleitear e proporcionar ao aluno uma educação que desenvolva o desenvolvimento cognitivo, da criança. Independente do recurso utilizado é necessário que ao final o aluno tenha o desenvolvimento de ideias, conhecimento, socioafetivo, linguístico, político-cultural, com potencial de discernimento próprio e que tenha uma vida social ampla entre em sua comunidade, o surdo precisa explorar sua capacidade em todos os sentidos.
2) O que é escola bilíngue?
Escola com salas em que sejam ensinados a língua de sinais e o português escrito. Na escola bilíngue a primeira língua deve ser a língua de sinais e a portuguesa sua segunda língua. Seu surgimento ocorreu por mobilização realizada pelos surdos e por diversas comunidades adeptos a língua de sinais, incorporada perante a legislação apenas no ano 2002. Sua reprodução não ocorre simultaneamente à língua portuguesa falada. Libras é atualmente a melhor forma de comunicação realizada pelos surdos, garantindo compatibilidade de conhecimento com a classe ouvinte. Quando o contato ocorre com outros surdos desde o nascimento facilita o aprendizado. É necessário criar condições para a aplicabilidade da linguagem por meio de profissionais capacitados, com currículos baseado em nível espaço visual que irá facilitar o desenvolvimento da aprendizagem do aluno. A família, a escola e a sociedade tem que dar oportunidade a essa forma de expressão.
3) Sob o conceito da alfabetização sinalizada, quais os principais aspectos para o trabalho do pedagogo. Explique-os
Alfabetização sinalizada, significa aprender sinais e ampliar vocabulário na Língua de Sinais. Esta alfabetização ocorre por meio de quatro fases.
Primeira Fase: Nesta fase a criança produz sequências de gestos que fonologicamente assemelham-se aos sinais, mas não são reconhecidos como tal, são somente movimentos das mãos com algumas formas. Essa fase pode e deve ser considerada, observada, estimulada e avaliada, principalmente por pedagogos que trabalham em creches ou em hospitais em que a ala de pediatria tenha a contratação de um pedagogo para acompanhamento do desenvolvimento das crianças que forem surdas e estiverem fazendo algum tratamento de saúde (ao se falar em tratamento de saúde não se relaciona isso ao fato de a criança ser surda).
Segunda Fase: Fase de uma palavra. A criança surda começa a nomear as coisas, aprende a unir o sinal ao objeto, produzindo suas primeiras palavras. As crianças surdas também fazem os sinais com erros nos parâmetros, por exemplo: podem trocar a configuração das mãos ou o ponto de articulação, mas o adulto compreende que ela produziu um sinal na língua.
Terceira fase: frase de duas palavras: a partir dos dois anos e meio, a criança surda começa a produzir frases de duas palavras, iniciando sua sintaxe, mas ainda as palavras são usadas sem flexão e concordância. Essas fases podem ser as que o pedagogo pode se deparar ao trabalhar em creches ou nas séries iniciais dos dois primeiros ciclos educacionais.
...