Linguagem oral e Escrita
Por: nveasoares • 21/5/2015 • Dissertação • 251 Palavras (2 Páginas) • 481 Visualizações
A Linguagem oral e escrita são duas variedades da linguagem que ao mesmo tempo que se diferenciam, apresentam similitudes.
No entanto ao ensinar e apresentar a linguagem escrita é fundamental descobrir as diferenças entre a linguagem oral. A linguagem oral é própria para conversação, é o que se fala na vida cotidiana.
Linguagem oral, é comunicação imediata e simultânea , informação implícita, informação não verbal e improvisação.
Linguagem escrita é comunicação medida e distante no espaço e no tempo, com necessidade de explicitar toda informação com vários graus de elaboração.
Um dos maiores problemas do ensino e prendizagem da Lingua Portuguesa na escola, é que a criança lê formas, decifra letra por letra sem muita compreensão e significado.
O sistema alfabético passa pela aprendizagem do código de decifração e transcrição, o que está em relação direta com as possibilidades do aluno,
O que possibilita a criança descobrir as propriedades do sistema alfabético e a produção dos textos baseados em nomes, listas, cartazes etc.
O ato de escrever envolve ortografia, caligrafia, material, assunto e intenção, o que exige muita habilidade.
Ler é considerar que é capaz de entender o texto, e descobrir o que o texto quer dizer é uma relação mútua do leitor com o texto.
O objetivo do que deve ser lido necessita ser explicito, necessita de entendimento mesmo que para isso tenha que reler várias vezes.
O texto escrito é utilizado em todas formas para comunicação: recado, convite, receitas, avaliações, etc.
As principais modalidades de comunicação são a NARRAÇÃO, DESCRIÇÃO E DISSERTAÇÃO.
...