Ludicidade e Educação
Pesquisas Acadêmicas: Ludicidade e Educação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: leilafernanda • 30/10/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 2.517 Palavras (11 Páginas) • 310 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
NOME DO CURSO
LEILA FERNANDA ALVES VIEIRA
BRINQUEDOTECA
Uberaba-MG
2013
LEILA FERNANDA ALVES VIEIRA
BRINQUEDOTECA
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil; Reflexão e Pesquisa; Fundamentos da Gestão Educacional; Alfabetização e Letramento; Ludicidade e Educação.
Profs: Alexandre Vilas Boas; Edilaine Vagula; Marlizete Steinle; Raquel Franco; Rosely Montagnini; Vilze Vidotti.
Uberaba-MG
2013
Introdução
A brinquedoteca é um recurso de suma importância no desenvolvimento da criança que vem sendo usado nas escolas e tem trago surpreendentes resultados.
A brinquedoteca busca a valorização do brinquedo e do brincar, bem como, a sua relevância à educação, valorizando a infância da criança, é um espaço dedicado à exploração lúdica.
É o local onde o brinquedo permite que a criança use sua imaginação e o faz de conta, é a mais pura expressão da criatividade infantil.
O brincar para criança acontece de forma prazerosa, é como alimento da sua alma, como construtor do seu pensamento e da sua vida interior.
A ludicidade é um assunto que tem conquistado cada vez mais espaço na nossa
sociedade.
A palavra lúdico significa brincar, isso quer dizer que estão incluídos os
jogos, brinquedos e brincadeiras, portanto aquele que se diverte jogando ou brincando
está em plena atividade lúdica.
As atividades lúdicas fazem parte da vida do ser humano e, principalmente, da
vida da criança na qual o brincar é a essência da infância.
O lúdico se expandiu de tal forma que se tornou necessário criar espaços
específicos destinados a vivências lúdicas, que se chamam brinquedotecas.
A brinquedoteca é o espaço organizado especialmente para a criança, com móveis coloridos, muitos brinquedos, além de se divertirem as crianças aprendem a ter limites e a obedecer regras.
Nos países de primeiro mundo o brincar é muito valorizado e os governantes investem na criança e em brinquedotecas, mas no Brasil a realidade ainda é um pouco diferente, pois os recursos são aplicados em outras áreas, e a educação ainda não é colocada como prioridade das autoridades governamentais.
Mas mesmo com a realidade sendo como é dá para se fazer um bom trabalho com as crianças aproveitando materiais reciclados e usando a imaginação, o que o brasileiro sabe fazer muito bem, usar a sua imaginação.
Aspectos históricos
Segundo Cunha (1998), a primeira idéia de Brinquedoteca surgiu em 1934, em Los Angeles, para solucionar um problema causado pelo roubo de brinquedos de uma loja, pelas crianças de uma escola municipal. Criou-se, então um serviço de empréstimo de brinquedo ( Toy Libraries ) como um recurso comunitário, utilizado até os dias de hoje.
A evolução deste serviço ocorreu com mais intensidade na década de sessenta, expandido-se para a Europa, mais especificamente para a Suécia, Inglaterra, Bélgica e França, não mais com a função de empréstimo exclusivamente, mas ligada à orientação de crianças excepcionais e ao estímulo à aprendizagem.(CUNHA, 1998).
Em 1976, realizou-se, em Londres, o Primeiro Congresso sobre o assunto e de acordo com CUNHA ( 1998 ), o trabalho iniciado com o empréstimo de brinquedos, tornava-se a cada dia mais abrangente. Já em 1987, no Congresso Internacional de Toy Libraries, no Canadá, questionou-se a adequação do nome Toy Libraries, visto que esta instituição já realizava outras funções, tais como apoio às famílias, orientação educacional, estímulo à socialização e resgate da cultura lúdica. (CUNHA, 1998 ).
No Brasil, em 1971, realizou-se no Centro de Habilitação da APAE, em São Paulo, uma exposição de brinquedos pedagógicos, direcionados aos pais de crianças excepcionais, aos profissionais e estudantes. O interesse pela exposição foi tão grande que a APAE criou um Setor de Recursos Pedagógicos para atender o público. ( FRIEDMANN, 1998 ) Em 1973, a APAE implantou um Sistema de Rodízio de Brinquedos e Materiais Pedagógicos, centralizando todos os brinquedos, com o que provocou maior utilização de todos os recursos existentes. Este espaço foi chamado de Ludoteca. (SANTOS,1995), nome formado pela junção de ludo, "jogo, divertimento, brincadeira" e teca, originalmente " cofre, estojo". O espaço com o nome de Brinquedoteca, surgiu, pela primeira vez em 1981, com a criação da Primeira Brinquedoteca Brasileira na Escola Indianópolis, em São Paulo, voltada para o ato de brincar, atendendo diretamente a criança. A partir daí, foram surgindo outras brinquedotecas, o que nos permite dizer que desde 1971 até hoje, vem crescendo no país a preocupação com a função do brinquedo.
Aspectos legais
Nos hospitais que oferecem tratamento pediátrico é obrigatório por lei ter brinquedotecas.
LEI Nº 11.104, DE 21 DE MARÇO DE 2005.
Dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedotecas nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime
...