TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática no ensino fundamental.

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

Ábaco, uma breve história.

Tecnologia é a palavra do momento e sua eficacia é indiscutível quando o assunto é matemática. Softwares com jogos matemáticos, que exigem da criança boa memória e concentração, fazem a cabeça da meninada e dos professores.

 Não existe meio termo quando o assunto é soma, subtração, divisão e multiplicação, alguns amam, outros odeiam, e acredito eu, que para amenizar a opinião do segundo grupo citado, ao longo dos anos a criatividade esteve presente na história matemática em diversas descobertas e invenções com o objetivo de facilitar o estudo matemático. Podemos citar o ábaco como uma dessas grandes descobertas.

O surgimento do ábaco está ligado ao desenvolvimento dos conceitos de contagem e foi originalmente inventado pelos chineses, o seu nome em mandarim é Suan pan que significa Prato de Calculo, esse ábaco é conhecido como 2/5 por ter 2 contas na vareta de cima e 5 na vareta de baixo, esse modelo perdurou sem alterações até 1850, quando aparece o ábaco 1/5, modelo raro hoje em dia.

[pic 1]

Os Japoneses, por sua vez adotaram uma evolução do ábaco chines 1/5 e por volta de 1600 D.C criaram o modelo ¼ chamado de Soroban que é fabricado até hoje no Japão. Neste modelo é possível obter valores entre 0 e 9, 10 valores possíveis em cada coluna.

[pic 2]

Os russos também criaram seu próprio ábaco ligeiramente diferente dos orientais, as contas se movem da esquerda para direita e seu desenho é baseado na estrutura das mãos humanas. Colocam-se as duas mãos sobre o ábaco, as contas pretas correspondem aos polegares das mãos (os polegares devem estar sobre estas contas) e as restantes contas movem-se com 4 ou 2 dedos. A forma de fazer operações matemáticas é semelhante ao do ábaco chinês. Esse ábaco é conhecido como Schoty e está em uso nos dias de hoje.

[pic 3]

Os Astecas também tiveram seu próprio ábaco, segundo investigações recentes ele surgiu entre 900-1000 D.C. As contas eram feitas de grãos de milho atravessados por cordéis montados numa armação de madeira. Este ábaco é composto por 7 linhas e 13 colunas. Sendo que para os Astecas o número 7 é sagrado e o número 13 corresponde a contagem do tempo em período de 13 dias.

[pic 4]

Em 1958, Lee Kai-chen inventou um novo tipo de ábaco com 4 seções. Este ábaco consiste na junção de 2 ábacos diferentes: no topo está um ábaco pequeno do tipo 1/4 (sorobon) e em baixo está um ábaco 2/5 (suan-pan). Segundo o autor este ábaco torna a multiplicação e a divisão mais fácil e torna possível a realização de raízes quadradas e cúbicas.

Estudos comprovam que muito antes das civilizações citadas acima os babilônicos utilizavam um ábaco construído em pedra lisa por volta de 2400 a.C. Na índia, Grecia, Egito e Mesopotania também existem relatos sobre o uso do ábaco,  na idade média o ábaco também era utilizado pelos Romanos para realização de todos os tipos de cálculos.

Atualmente conhecemos o ábaco como um objeto de madeira retangular com bastões na posição horizontal, eles representam as posições das casas decimais (unidade, dezena, centena, milhar, unidades de milhar, dezenas de milhar, centenas de milhar, unidades de milhão), cada bastão é composto por dez “bolinhas”. Porém a criatividade permite a criação de vários tipos de ábacos para despertar a atenção dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (367.8 Kb)   docx (376.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com