Materiais para pedagogia
Por: lilieu • 4/9/2015 • Projeto de pesquisa • 784 Palavras (4 Páginas) • 296 Visualizações
Uma indicação de recursos e materiais que auxiliem o professor na contação de histórias.
Nessa etapa você conhecerá os recursos e materiais necessários para iniciar uma contação de histórias. Primeiro vamos aos significados de recursos e materiais.
Recursos: Segundo o Dicionário Caldas Aulete: 1. Recurso é um meio para resolver uma dificuldade; 2. Meios materiais.
Materiais: Segundo o Dicionário Caldas Aulete: 1. Aquilo que serve de base para a realização de uma determinada atividade. 2. Que pode ser percebido pelos sentidos corporais.
Compreende-se que recursos são os meios que eu irei idealizar para solucionar um tipo de problema. E os materiais serão as bases para a concretização desse meio, percebidos pelos sentidos, ou seja, não impede que uma criança com certo tipo de déficit cognitivo, necessidade especial, possa compreender e participar das realizações das atividades. A constituição do processo deve voltar-se também para a inclusão, e principalmente adaptação de acordo com a criatividade e concepção do projeto.
Recursos:
Observe as dicas e aprimore o conhecimento, respeitando a sua capacidade para aquisição de novas habilidades.
Personalidade:
Um contador de histórias deve ter uma imaginação fértil, e principalmente ser um bom observador. Deixando claro que a personalidade é uma característica, sendo formada de acordo com as experiências e visão de mundo, entendendo as situações apresentadas.
Recomenda-se que o professor leia bastante, adquira contato com diversas palavras (acréscimo do vocabulário), com palavras complexas e simples utilizando de acordo com a ocasião.
Seja criativo. Se o plano A falhou, tenha sempre estratégias para atingir o público, de forma que não aconteça distração ou fracasso na realização da atividade.
Seja simples. Reconheça que as crianças, em sua individualidade possuem entendimento e opinião de acordo com suas experiências.
Seja objetivo, evite descrições longas e repetições de frases.
Utilize a voz como método para dar vida à narração. A cada expressão, pode e deve ser emitido um som para aquele determinado acontecimento. Sendo assim, pode ocorrer um combinado entre os estudantes como “bater palmas”, “bater os pés”, de forma que todos participem da história.
Saiba começar a história, narrar, e terminar de forma que agrade, ou seja, de maneira especial, branda para acalmar a agitação e preparar as crianças para o momento seguinte, selando a história como uma lição a ser aprendida.
É interessante observar a ambientação, bem como a acomodação das crianças em um determinado “cantinho” sendo ele reservado para a leitura. Confeccionado por eles ou pela professora, algo que proporcione conforto para que prestem atenção, até mesmo para despertar sensações nas quais podem associar com o que escutam.
Materiais.
É importante ressaltar que a criatividade do professor juntamente com os materiais disponíveis para utilizar é de grande valia, tendo grande importância para a realização dos objetivos sugeridos. Também é
- EVA;
- Palitos de Madeira;
- TNT;
- Caixas de papelão;
- Tesoura;
- Lápis de cor; Giz de cera; Tintas guache;
- Papel Sulfite;
- Papel Crepom;
- Palitos de sorvete.
Com a lista de materiais apresentados, é possível criar uma “casinha de teatro” para a apresentação dos contos em sala ou em determinados ambientes em que o professor desejar.
Pode-se também criar uma Maleta do Viajante:
- Uma maleta nas quais irão livros;
- Um caderno para anotações do processo da atividade;
- Um caderno de desenho;
- Uma caixa de lápis de cor;
- Uma folha de avaliação para cada estudante.
Nesta maleta as crianças ficarão levarão ela para casa, (variando as regras e os dias que a professora determinar para a realização da atividade.)
...