Metodologia de Ensino de Aritmética e Algebra
Por: Diego Cunha • 9/9/2015 • Trabalho acadêmico • 957 Palavras (4 Páginas) • 373 Visualizações
1- Como ensinar Matemática nos dias de hoje?
É preciso que o professor tenha objetivos reais é sempre que iniciar um conteúdo é ele precisa intonar dados históricos para instigar os alunos a compreenderem com tudo começou – em que deve listar os pontos: por que surgiu?; resolveu o problema?; e hoje onde utilizo?;. Está são apenas algumas questões a serem respondidas para obter metas das aulas e os conteúdos. O professor pode fazer uso de jogos para explanar melhor os conceitos e aplicabilidade em que o aluno explorará seu raciocínio logico. Mas vale reforçar que o mais importante ao ensinar matemática é induzir o aluno a descobrir os melhores meios de forma sua base sólida, pois é preciso que ele produza o conhecimento se utilizando de pontos do seu cotidiano – neste ponto o professor poderá oferecer suporte com demonstrações análogas dos pontos históricos com os dias de hoje.
2- Quais as tendências predominantes no ensino da Matemática?
As novas tendências são as relacionadas aos aspectos tecnológicos – computadores e seus artifícios, pois estes oferecem recursos audiovisuais que incrementam e potencializam o aprendizado, mas por outro lado têm-se os jogos pedagógicos que já evidenciado em momentos históricos conseguem atrair a atenção dos alunos, assim os jogos lúdicos possibilitam a aprendizagem como forma de brincadeiras, mas vale apontar que não deve-se introduzir estes jogos apenas para que o aluno faça-o de forma repetitiva, é preciso instigar e faze-lo buscar o seu próprio raciocínio.
3- Você concorda com elas ou não?
Concordo, pelo fato dos jogos explorarem o mundo da brincadeira que fortalece o vínculo do aprendizado, mas desde que para fazer uso dos jogos o professor deva ter objetivos que justifiquem o uso do mesmo, também vejo de grande utilidade os recursos tecnológicos pois partir dele é possível produzir uma aula que apresente somente texto se as fórmulas, mas demonstre os procedimentos que estão atrelados as fórmulas.
4- Pode-se afirmar que a Matemática está condenada ao insucesso?
Ao julgar o insucesso do ensino da Matemática, é preciso compreender os motivos que a levam, o principal trata-se de os alunos temerem esta ciência – pelo fato de amigos e outros indagarem o fato de matemática apresentar suas peculiaridades de dificuldades e não demonstrarem que ela pode ser divertida e gratificante, mas se analisar todas as disciplinas apresentam suas dificuldades. Para combater o insucesso é necessário retirar esse papel de dificuldade que a matemática possui. Então não podemos afirmar que a Matemática está condenada ao insucesso, pois além de desmistificar que se trata de uma disciplina difícil, é preciso que os professores tomem consciência e façam uso dos mais diversos métodos de ensino, para assegurarem o sucesso.
Depois de refletir sobre as questões, proponha uma atividade interessante utilizando um dos conteúdos estudados nas Unidades1 e 2 do material indicado no Tópico O que é preciso estudar?
A atividade escolhida trata-se da pescaria de potência, esta atividade além de realizar a interação entre os alunos produz os conhecimentos prévios de potência em que eles devem realizar cálculos mentais.
Atividade – Pescaria de potências
A Atividade pode ser aplicada no 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental e envolve os conceitos de potência, sua notação e cálculo mental.
Conteúdos explorados: Potência, sua notação e cálculo mental.
Organização da classe: em grupos de três a cinco jogadores.
Recursos necessários: para cada grupo, é necessário um baralho com 60 cartas. Esse jogo pode ser utilizado depois que os alunos já conhecem o conceito de potência e sua representação. Ele exige atenção de todos os jogadores,
...