Metodologia e Conteúdos básicos da Arte
Por: Luciana Corrêa • 31/5/2015 • Artigo • 3.847 Palavras (16 Páginas) • 317 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NO APRENDIZADO
Luciana Basílio Correa
Tutor Externo: Zilma Mônica Sansão Benevenut
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (PED 0563) – Licenciatura em Pedagogia
13/06/2014
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo analisar que a arte é uma das primeiras manifestações da humanidade como forma do ser humano marcar sua presença criando objetos e formas. A história das artes se da a muito tempo, com passar dos tempos a arte foi se modernizando. A inclusão da arte no currículo escolar foi instituída pela lei de diretrizes da educação nacional. Antigamente a educação artística, que era apenas considerada como uma atividade educativa e não uma disciplina, hoje isso já mudou, o ensino da arte na educação estimula a reflexão através da contextualização histórica, social, antropológica.
Palavras-chave: Métodos. Alfabetização. Possibilidades.
1 INTRODUÇÃO
Para Reis (2003), o ensino de arte, em todos os níveis da educação básica, seja no infantil, fundamental ou médio, apresenta problemas de oferta, cobertura e qualidade na maioria das escolas públicas.
Segundo Silva e Neves (2014), foi a partir da década de 1990, que a discussão sobre o ensino da arte na educação fundamental se ampliou. Em 1990, ocorreram diversas mudanças políticas, para minimizar a crise do modelo econômico capitalista, que se tornou mais evidente na década de 1970.
Desde 1971 que a Unesco, vem cooperando com o ministério da educação e influência a legislação educacional brasileira. Esta influência pode ser observada na legislação brasileira para o ensino da arte, na lei de diretrizes e Bases nº. 5692/71. Daí em diante a arte foi incluída como matéria obrigatória no currículo escolar. Uma nova proposta foi apresentada, a inclusão dos conteúdos de música, teatro, dança e artes plásticas no ensino fundamental e médio.
Para Silva (2008), o ensino da arte proporciona a criatividade, estimula o desenvolvimento da criança e interage de forma lúdica e espontânea no cotidiano. Através do ensino com arte, a criança desenvolve o prazer em aprender e a desenvolver seu cognitivo através do olhar observador.
2 HISTÓRIA DA ARTES
De acordo com Anchieta (2010), o termo arte vem do latim “ars” que significa “arranjo”, “habilidade”. O mundo da arte é concreto e vivo e pode ser produzido, apreciado e compreendido. [...] A arte é uma experiência humana de conhecimento estético que transmite e expressa idéias e emoções na forma de um objeto artístico e que possui em si o seu próprio valor.
Ainda na concepção de Anchieta (2010), a arte é tão antiga quanto o próprio homem, é uma forma de trabalho, sobrevivência e comunicação. O homem se apossou da natureza e a transforma a partir das suas necessidades, em forma de produção que chamamos de arte.
...