Multiculturalismo
Por: inayara123 • 1/4/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 855 Palavras (4 Páginas) • 204 Visualizações
A multiculturalismo no âmbito escolar.
A escola sempre teve dificuldades em lidar com a pluralidade e a diferença. No momento atual as questões culturais não podem ser ignoradas pelos educadores e educadoras, correndo o risco da escola cada vez se distancie mais dos universos simbólicos das mentalidades e das crianças e jovens de hoje.
O plano nacional, pela primeira vez na nossa história, criou uma proposta educacional do Ministério da Educação, os Parâmetros Curriculares Nacionais, publicado em 1997, que incorporou entre os temas transversais o da Pluralidade cultural. Uma das características fundamental no multiculturalismo são as lutas dos grupos sociais discriminados e excluídos, especialmente se referindo as questões étnicas.
O próprio documento assim justifica a introdução da temática da pluralidade cultural no currículo escolar:
E sabido que, apresentando heterogeneidade notável em sua composição populacional, o brasil desconhece a si mesmo. Na relação do País consigo mesmo é comum prevalecerem vários estereótipos, tanto regionais quanto em relação a grupos étnicos, sociais e culturais. Historicamente, registre-se dificuldade para se lidar com a temática do preconceito e da discriminação racial/étnica. Pais evitou o tema por mito tempo, sendo marcado por mitos que veicularam uma imagem de um Brasil homogêneo, sem diferenças ou em outra hipótese, promotor de uma suposta democracia racial.
(Parâmetros Curriculares Nacionais)
O Projeto Político Pedagógico na escola deve procurar organizar, com a intenção de melhorar o currículo de forma integrada, do modo que os conteúdos, ainda que organizados em disciplinas, sejam abordados por temas nas diversas disciplinas, com a finalidade de que o conhecimento construído pelos educandos venha a ajudá-los na análise, interpretação, compreensão e problematização dos fatos e da realidade complexa em que vivem.
A escola é o lugar onde se relaciona as diversas maneiras e propostas de vida social, que são explorado e discutidos nas diferentes disciplinas. E o papel do educador é propor diferentes desafios, entre eles, localizar o meio termo entre o desafio disciplinar e os conteúdos. E é fundamental o diálogo entre as disciplinas na realização dessa realidade.
Os conteúdo específicos referentes a cada disciplina são analisados como formas de se desenvolver com os alunos, habilidades e competência para ser desenvolvidas por processos de ensino-aprendizagem identificado pelo diálogo entre temas e conteúdo de uma mesma disciplina, assim como entre as diversas disciplinas entre si.
O conteúdo da interdisciplinaridade deve identificar o domínio de cada área. Ela deve possibilitar as condições necessárias para a existência de um diálogo entre as disciplinas. Tem o objetivo de demostrar uma relação que leve o educando a compreender, processar, pensar, criticar e incorporar os diferentes conteúdos e as ligações entre as disciplinas, possibilitando uma construção lógica dos conhecimentos obtidos nas diferentes áreas.
Já o currículo da escola, deve concentrar-se na formação de identidades abertas à esta pluralidade cultural, desafiadoras de preconceitos, em uma compreensão de educação para a cidadania, para a crítica às desigualdades, para a paz, para a ética nas relações interpessoais sociais e culturais.
A escola deve estar comprometida em assegurar através de diversas linguagens, o comprometimento de preparar o aluno para a modificação do mundo. A convivência com a diversidade cultural. É necessário que o educador reconheça que a humanidade caracteriza-se pela produção da linguagem como sistema simbólico, sendo assim possível a elaboração de referências culturais.
...