Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Wellington Pinto Fontes
Por: fabiathami • 11/10/2019 • Trabalho acadêmico • 1.740 Palavras (7 Páginas) • 307 Visualizações
INTRODUÇÃO
Enveredar pelo mundo da Educação Infantil, nos leva enquanto educadores pensar sobre como construir representações, significados que se estruturem de forma positiva e que contribuam para a consolidação de identidades capazes de está no e para o mundo.
Visando trabalhar de uma forma lúdica, aos educadores apresentando uma abordagem que trará elementos da importância e contribuições dos jogos e brincadeiras como componente fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças da Educação Infantil, como também pensa-los teórico-prático sob o prisma de elementos que favoreceram o raciocínio lógico, a criatividade, auxiliando as crianças no processo de construção da sua própria identidade, ou seja, sua relação com o mundo.
As referidas contribuições se apresentam que brincar é uma das habilidades fundamentais de suma importância ao desenvolvimento das crianças, através da brincadeira é que elas aprendam sobre si, onde aplicam seus conhecimentos, conversam com os adultos e crianças, exploramos objetivos, aprendem regras e o mais importante desenvolve a socialização do grupo, aprendem que é fundamental a integração crescendo como pessoas capazes de compreender as diferenças.
O desenvolvimento da proposta deve potencializar essas capacidades nas crianças, ampliando as possibilidades das crianças de compreenderem e transformarem a realidade. Para Piaget “O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir”. Tendo em vista que, o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira desgastar energia, pois ele favorece os desenvolvimentos físicos, cognitivos, afetivos e principalmente a interação e o respeito pelos amigos.
IDENTIFICAÇÃO
Escola: Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Wellington Pinto Fontes
Endereço: Rua 13 de Maio S/N
Diretora: Vanilda Ramos Barbosa Fernandes
Adjunta: Gleicy Mairy Pereira dos Santos
Coordenadora Pedagógica: Gicelma Soares de Almeida Bonfim
Professora de Estágio:
Professora Regente:
Estagiárias: Fábia Thamires Alves Pereira
Série ou Ano: Educação Infantil
Curso: Pedagogia
Número de Alunos atendidos: 25 Alunos
Modalidade: Educação Infantil
Carga Horária: 16 horas
Tema: Contribuições dos jogos e brincadeiras na construção identitária dos sujeitos na Educação Infantil.
JUSTIFICATIVA
A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Wellington Pinto Fontes em uma sala de Educação Infantil ampla, arejada, com 25 alunos bem distribuídos na sala. Mesmo assim a escola não está adequada para receber as crianças, pois o pátio é pequeno e a sala não é adequada para as mesmas. Na sala de aula da Educação Infantil onde fizemos a pesquisa e a observação das aulas dadas pela professora, percebemos que quando surgia brincadeira no meio da aula a mesma ficava mais interessante, alunos mais concentrados e participativos. Diante das manifestações de comportamento atribuídas pelas crianças sentimos a necessidade de intervir através de jogos e brincadeiras na Educação Infantil para tentar contribuir na formação de atividades sociais como, respeito mútuo, cooperação, relação social e interação. Nesse sentido, Vigotsky (1991) defende que é nas brincadeiras que as crianças ressignificam o que vivem e sentem. É por meio das brincadeiras que a criança envolve-se em jogos, em danças e sente a necessidade de partilhar com o outro.
Por isso devemos com naturalidade expor jogos e brincadeiras educativas e significativas, onde aluno e professor possam ampliar cada vez mais as vivências construtivas do seu dia-a-dia com as atividades lúdicas, espera-se que a criança desenvolva a coordenação motora, a atenção, a imitação, a memória e a imaginação. A brincadeira assume importância fundamental como mantenedora da estabilidade física e psíquica da criança. O brincar proporciona à criança o desenvolvimento do imaginário, das suas potencialidades, contribuindo para uma aprendizagem contínua como criar, simbolizar, aprender, apreender, construir e expressar-se. No Referencial Curricular Nacional Para Educação Infantil (RCNEI), brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia.
Diante dessas informações, as brincadeiras podem e devem ser privilegiada no contexto educacional (não apenas na Educação Infantil mais no Ensino Fundamental também). A escola, atenta aos inúmeros benefícios que a brincadeira traz, bem como nas possibilidades que elas criam de se trabalhar diferentes conteúdos em forma lúdica, deve “lutar” sempre pra que tais atividades sejam privilegiadas e bem aceitas pelas crianças e pelos adultos responsáveis.
OBJETIVO GERAL
• Implantar uma metodologia de trabalho junto com os docentes da Educação Infantil, objetivando contribuir de forma teórico-prática para uma nova percepção dos jogos e brincadeiras como componentes metodológicos nas salas de Educação Infantil.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Oficina para docentes e discentes na construção dos jogos e brincadeiras;
• Vivenciar atitudes que favoreçam a convivência em grupo a partir da utilização de jogos e brincadeiras;
• Construir metodologicamente espaços que oportunizem o diálogo e a interação entre as crianças.
ÁREA DE CONHECIMENTO
• Linguagem e Códigos
...