Métodos Para alfabetização de crianças do Ensino Fundamental I
Por: valdilenegc16 • 8/5/2018 • Trabalho acadêmico • 749 Palavras (3 Páginas) • 219 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
DISCIPLINA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
TEMA:
Alfabetização
DELIMITAÇÃO DO TEMA;
Métodos para alfabetização de crianças do Ensino Fundamental I, em Escolas Municipais de Goianésia/GO.
PROBLEMATIZAÇÃO
De quais maneiras acontece o processo de alfabetização em crianças do Ensino Fundamental?
JUSTIFICATIVA;
O presente projeto leva à reflexão sobre a prática docente dos professores alfabetizadores e a importância dessa pratica para a alfebetização nos anos iniciais.
Por considerar pertinente para a área da educação o tema: Alfabetização na pré-escola foi escolhlido para o desenvolvimento de o presente projeto de pesquisa. Esta escolha surgiu a partir da necessidade de aprofundar o conhecimento do como se dá a alfabetização nas escolas de Educação Infantil das escolas públicas municipais de Goianésia/GO. Propõe-se como questão de estudo o trabalho do professor e a metodologia utilizada na sala de aula com as crianças.
A educação pré-escolar é de grande importância para a formação de conhecimentos significativos que serão implementados no decorrer do ensino fundamental.
OBJETIVO GERAL:
A referida pesquisa visa aprofundar o conhecimento de como se dá a alfabetização na Educação Infantil nas escolas públicas municipais da cidade de Goianésia – GO.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Idenfiticar o conceito de alfabetização;
- Investigar as elaborações teóricas e práticas pedagógicas ligadas ao conceito de alfabetização;
- Identificar quais métodos de alfabetização vêm sendo utilizados;
- Analisar cada um dos métodos;
- Verificar quais são os critérios considerados pelo professor ao optar por um outro método.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA;
O presente projeto de pesquisa tem como enfoque principal a Alfabetização termo que, segundo Freire e Macedo (1990, p.167) se refere a relação entre o educando e o mundo, mediada pela prática transformadora deste mundo”. Para ser explicado o vocabulário sobre o Processo de Alfabetização é necessário expor sobre a psicogênes da língua escrita que, segundo Ferreira e Teberosky 1980, p; xx) “são as hipóteses elaboradas pelas crianças na tentativa de explicar o funcionamento da escrita”. Além dessas autoras, Soares (1999) e Freire (1989), apresentam relevância e destaque nesses estudos. Assim, este estudo estará apoiado na proposta construtivista influenciada pelas pesquisas de Emilia Ferreiro (1986) e Ana Teberosky (1993), que defendem uma alfabetização contextualizada e significativa.
A abordagem de ensino sócio construtivista norteia os princípios que procuram dar consistência ao trabalho e são buscados no estudos de Jean Piaget, Vygostsky, Paulo Freire, Emília Ferreiro Sara Paim, Wallon Dienes e Picard Vergnaud. Como exemlo tem-se que, o papel da linguagem e das relações interpessoais na constituição de pensamento, a necessidade de conteúdos significativos para o aluno e a relação entre alfabetização e cidadania. (Ana Teberosky 1993) É relevante ressaltar que o método do Geempa para alfabetizar ultrapassa o construtivismo, uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana, uma vez que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio.
METODOLOGIA;
A pesquisa será realizada em escolas municipais de Goianésia, com professores alfabetizadores, através de observações em salas de aula do Ensino Fundamental. Serão feitos estudos de dados bibliográficos com informações sobre o tema estudado durante todo o processo de execução do projeto. Esta pesquisa será qualitativa, pois tem o ambiente natural como fonte direta de pesquisa, desta maneira a interpretação dos resultado surge com a totalidade de uma especulação que tem como base a percepção de um fenômeno num contexto. Posto isso a pesquisa será apoiada em bilbiografica , com o intuito de alcançar os objetivos propostos.
...