TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO – MÚLTIPLA EXPERIÊNCIAS E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  2/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO – MÚLTIPLA EXPERIÊNCIAS E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

“O Comportamento executivo” e “Afinal, o que é neurociência?”

A neurociência é uma área científica e Interdisciplinar que na Educação contribui muito no papel do professor. O nosso cérebro desempenha várias tarefas simultaneamente, desta forma, é necessário associar várias informações sensoriais e motoras em regência de classe para coordenar todas as partes do cérebro. Já que este órgão participa do nosso sistema nervoso central e conduz o comportamento do aluno. Cada um dos alunos tem a capacidade de aprender, mas com ritmos e estímulos diferentes.

O comportamento executivo está relacionado ao termo “funções executivas”, que compreende os processos cognitivos relacionados ao comportamento direcionado a uma meta e ao controle dos pensamentos e emoções, assim como autorregular-se e controlar os impulsos. O que são habilidades complexas do nosso dia a dia. Ser objetivos e flexibilizar estratégias em meio a tantas informações e com realidades diferentes.

Na prática de sala de aula, o professor precisa compreender que não é somente ele o detentor de conhecimentos e, para isso, estimulá-los a utilizar instrução verbal para a autorregulação. Usar elementos externos para facilitar a atenção e a memória, promover os jogos de dramatização, brincadeiras de faz-de-conta e a interação social que comtemplem resolução de problemas. Completar tarefas e coordenar a organização do espaço. Importante também as crianças aprenderem adiar gratificações por suas conquistas.

Desta forma, se ainda na educação infantil o professor souber das fases das funções executivas: a inibição do comportamento, a memória operacional e a flexibilidade cognitiva. E é claro, dentro da realidade de sua comunidade escolar, suas atividades pedagógicas formarão crianças com melhor rendimento escolar e convívio social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (28.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com