O ASSÉDIO E REDE SOCIAL
Por: luizaformiga • 23/8/2018 • Projeto de pesquisa • 507 Palavras (3 Páginas) • 200 Visualizações
[pic 1]
ASSÉDIO e Rede Social.
Comunicação e Expressão
Luiza Pereira Formiga
12/08/2018
O que é assédio para você? Já foi vitima em alguma Rede Social?
Pessoa 1, Sexo Feminino:
- O assedio para mim é quando o homem acha que tem propridade sob o meu corpo, que tem caminho livre pra violentar o meu direito de ir e vir ou de exercer a liberdade do meu corpo com tranquilidade. O assedio pode ser de um simples assobio na rua, até mesmo chegando numa violência sexual. O assedio é uma das armas do machismo, este, que é estrutural e estruturante.
- Já fui vitima sim! A rede social é um espaço onde as pessoas se sentem livres para se expressar. Eu penso assim, e muitas pessoas também pensam, porem, muitas delas usam essa liberdade para proferir comentários negativos e maldosos. Eu me sinto confortável em postar fotos nas quais posso passar uma mensagem de empoderamento feminino, de autonomia e auto organização. Mas tem homens que se acham no direito de ir lá e lançar propostas como se eu estivesse me vendendo, e isso é ridículo. Já recebi comentários do tipo: - quer ir tirar uma foto dessa na minha casa e fazer tudo isso que tem ai nessa poesia?, dentre outras atacando a minha ideologia feminista. O triste é que, enquanto os homens acharem que somos suas propriedades, haverá muitas mulheres morrendo a cada minuto.
Pessoa 2, Sexo Feminino:
- Acredito que seja persistir em alguma coisa contra alguém, afetando a sua liberdade, suas vontades. Quando alguém te persegue com a intenção de incomodar, de tirar a paz e deixa-la mal.
- Nunca fui assediada, confesso que quando ouço a palavra assedio automaticamente já ligo ao sexual. Mas sabemos que existem tantos outros que talvez não seja dada tanta importância, porem os danos são tão devastadores e por vezes irreparáveis.
Pessoa 3, Sexo Masculino:
- Assédio é invadir o espaço do próximo indignamente. Um contato sem permissão, ofensivo, feito tanto por homens como por mulheres.
- Sem dúvidas, já! Tanto de homens quanto de mulheres, através de aproximação por mensagens, onde ocorreram elogios abusivos e invadiram a minha intimidade elogiando e fazendo insinuações a partes do meu corpo. As mulheres não são tão invasivas, mas também o fazem.
Pessoa 4, Sexo Feminino:
- Assédio é invadir um espaço em que você não foi convidado. Acredito que todas nós sem perceber já sofremos, por que é imposto como normal. Assedio pode ser tanto verbal, de gestos ou físicos, forçar algo que você não queira tanto psicologicamente como sexualmente.
- Já sofri sim, tanto pessoalmente como em rede social, quando postei uma foto de biquíni e a pessoa utilizou palavras que, por eu não ter dado nenhuma liberdade para tal, me senti incomodada.
Pessoa 5, Sexo Masculino:
- Pra mim, assédio é alguém violar, de forma maldosa, seu campo pessoal físico ou psicológico, contra a sua vontade. Pode ser uma pegada em local improprio ou falar algo constrangedor que você não queria ouvir, escrever algo que você não queira ler ou se sinta desconfortável.
- Não que eu saiba. Se fui, eu gostei.
...