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O Artigo Currículo De Dialética à Didática

Por:   •  9/6/2022  •  Artigo  •  6.829 Palavras (28 Páginas)  •  66 Visualizações

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http://faculty.education.illinois.edu/westbury/paradigm/hamilton.rtf&ei=E6wgUcO1BISo8QTxm4GADQ

David Hamilton  De Dialética à Didática  (Com currículo e livros didáticos em mente)

Pedagogiska institutionen  Universidade de Umeå  Suécia  2001  David.hamilton @ pedag.umu.se

Traduzido e adaptado pela equipe de LECE 2013.1

RESUMO: Este artigo aborda os primórdios da escolarização moderna. Ele examina os conceitos: programa, currículo e didática, e sugere como eles poderiam ter sido ligados nas mentes de professores e alunos, nos séculos XV, XVI e XVII. Com efeito, ele se propõe a responder a duas perguntas: Por que estas palavras aparecem no léxico europeu? Que processos promoveram a sua aceitação generalizada?

O projeto de doutrinar e disciplinar uma população inteira nunca havia sido realizado

com a seriedade que estava sendo tentada por volta de 1580, e para este novo projeto

uma diferente abordagem à educação era necessária.  Hotson, 2000, pp 23-24 

Didática é um conceito tão multiforme e de múltiplas finalidades como

dialética a partir da qual ele é derivado.  Ong, 1958, p. 164 

Este documento deve ser lido de duas maneiras. Primeiro como uma exploração dos primórdios da escolarização moderna e focalizando as noções de programa, currículo e didática. O documento sugere como estes temas poderiam ter sido compreendidos por professores e estudantes no Renascimento e da Reforma e apresenta duas questões: Por que essas palavras aparecem no léxico europeu? Que processos promoveram a sua adoção generalizada na Europa e suas colônias?

Existe também uma segunda leitura que consiste em toma-lo como um trabalho de análise fora limites estabelecidos entre especialistas. Seu objeto de estudo - o léxico da escola moderna - poderia ser localizado dentro dos campos de investigação clássica, literária e histórica, cada um com as suas próprias fontes canônicas, suposições e expectativas. No entanto, em busca desses campos, tenho encontrado muito pouco que ilumine diretamente a análise destas inovações educacionais.

Por exemplo, Joseph Freedman (1999) escreveu um valioso trabalho sobre ensino e textos "em" escolas e universidades da Europa Central entre 1500 e 1700. No entanto, em nenhum lugar ele comenta sobre a substância nem a historicidade das categorias programa, currículo ou didática, que surgiram na mesma época. Na verdade, Freedman torna o tema notável por sua ausência.

Em outros lugares, no entanto, uma ausência conspícua validou meus esforços. Comecei a pesquisa sobre as origens do termo currículo na década de 1970 (ver, por exemplo, Hamilton & Gibbons, 1980). Tenho consciência que reivindicar prioridade é correr o risco de que os estudos muito anteriores venham à luz mais tarde. Assim, fui incentivado pelos relatórios do Comité Internationale du Vocabulaire des instituições et de la Comunicações Intellectuelles au Moyen Age (CIVICIMA). Editado por Weijers Olga, eles apareceram entre 1985 e 1995 (Weijers por exemplo, 1995). Cada relatório, geralmente baseado em trabalhos apresentados em conferências internacionais, tem um "Indice dos Termos técnicos. Nem syllabus nem currículo são encontrados em qualquer uma destas listas.

Meu último exemplo da complexidade encontrada na preparação deste trabalho relaciona-se com as origens clássicas de educação e ensino. 'Por que relacionar escolaridade dos séculos XVI e XVII ", pergunta-se, se certamente tudo volta aos tempos gregos e romanos?

Teresa Morgan, autora erudita clássica, recentemente reviu esta questão. Ela a rejeita como um exemplo lamentável de complacência histórica e imperialismo cultural: “Estudos de educação clássica têm agora um grande número de questões de pesquisa específicas a investigar. Não é mais suficiente esboçar comparações entre os Espartanos e o nacional-socialismo, ou as escolas públicas britânicas; ou ainda caracterizar Safo como um protótipo de Dorothy Beale”. Pensar que os atenienses eram mais ou menos semelhantes a nossos colegas de uma outra faculdade e que seus objetivos educacionais eram, provavelmente, os mesmos que os nossos, deixou de fazer sentido. O momento é propício para re-examinar a Educação Grega e Romana. (1998, pp 8-9) Na verdade, Morgan conclui: "em suma, não sabemos quase nada sobre as instituições de ensino na Antiguidade Clássica" (p. 19).

Essas advertências foram um importante corretivo na preparação deste documento. Eu também tenho consciência da diversidade e escala das fontes primárias e secundárias que poderiam ser utilizados em tal análise. Nesta ocasião, a minha intenção é simplesmente uma breve incursão neste enorme campo.

Programa de curso (syllabus)

Por mais de vinte anos não consegui encontrar qualquer discussão sobre as origens e uso inicial da expressão Programa de curso (syllabus). Procurando referências, voltei-me para os dicionários. No processo, no entanto, me deparei com duas confusões. Dicionários de Latim do século XIX, tanto francês quanto alemão, como o Dictionnaire Nouveau Latin-Français (1892 em diante) ou o Handworterbuch Lateinischedeutsches (1879-1880), associam a palavra currículo com as Confissões de Santo Agostinho (354-430). Quando eu chequei os originais latinos, no entanto, descobri que esses dicionários tinha confundido currículo e programa - um julgamento confirmado no Dicionário de Latim de Lewis & Short cuja primeira edição é de 1879.

A segunda confusão, no entanto, é mais importante e se relaciona ao surgimento da palavra PROGRAMA (SYLLABUS). De acordo com o Dicionário de Inglês Oxford, esta inovação lexical surgiu de um erro de revisão das cartas de Cícero: Syllabus parece ser uma leitura corrompida, syllabos, em algumas primeiras edições impressas das Cartas de Cícero a Atticus . No manuscrito se lê syttabas, um rótulo de pergaminho ou etiqueta em um livro ... Syllabos passou a significar reunir, coletar, síntese.

A frase "primeiras edições impressas" indica que esta confusão ocorreu depois da invenção da impressão com tipos móveis de Gutenberg em 1450. Um outro indício ocorre no primeiro exemplo o Dicionário de Inglês Oxford (1656) para o uso do syllabus (programa de curso ou de estudos): "um título ou índice em um livro para mostrar lugares ou assuntos identificados por letras ou números".

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