O Autismo E Suas Dificuldades
Por: Cibele Bandeira • 17/10/2023 • Artigo • 5.350 Palavras (22 Páginas) • 82 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO BRASIL DE ENSINO – IBRA
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM
AUTISMO
CIBELE CASSIANE BANDEIRA
PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO AUTISTA DENTRO DAS APAES
TARUMÃ – SP
2019
INSTITUTO BRASIL DE ENSINO – IBRA[pic 2]
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM AUTISMO
PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO AUTISTA DENTRO DAS APAES
CIBELE CASSIANE BANDEIRA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Brasil de Ensino - IBRA, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Autismo.
TARUMÃ-SP
2019
Sumário
Introdução................................................................................................4
Apresentação...........................................................................................5
Identificação da instituição
Organização da escola
Início do Estágio......................................................................................9
Observação das atividades na sala designada
Participação
Anamnese
Síntese do caso
Intervenção ou regência
Considerações Finais...........................................................................24
Referências ...........................................................................................25
Introdução
Este artigo é resultado de um trabalho de mais de noventa horas, elaborado para a pós-graduação em Autismo, realizado com a orientação do Polo de Assis, para ser executado na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Assis.
Contém dados da instituição e da organização de seu plano gestor; bem como o relato do que foi observado, das participações e das intervenções realizadas conforme orientação da professora. E também supervisionado pela diretora da instituição que é coordenadora pedagógica e psicopedagoga clínica e institucional e também com formação em autismo.
Também está incluso um breve relato do estudo teórico feito sobre o Transtorno do Espectro Autista, no qual os alunos da sala, cuja observação, participação e intervenção são portadores.
As atividades de cada dia são relatadas de maneira resumida e objetiva, pois muitas coisas aconteceram durante os dias que o estágio foi realizado.
Este trabalho foi muito proveitoso, contribuiu tanto no âmbito profissional, como pessoal, pois a convivência com pessoas especiais (alunos e profissionais envolvidos) acrescentam muito na vida.
Apresentação
O estágio é um processo indispensável para um profissional que deseja estar preparado para os desafios de sua formação. No estágio está a oportunidade de aperfeiçoar a teoria junto com a prática, conhecendo a realidade do dia-a-dia. Como já fazia um outro curso na área do autismo, aproveitei a oportunidade para fazer esse artigo embasado em cima das experiências e observação de crianças não só com autismo, mas com outras deficiências, n qual acrescentou muito para esse artigo.
A instituição escolhida foi a APAE (Associação de pais e amigos dos excepcionais) de Assis no estado de São Paulo. E as informações estão de acordo com o plano de gestão da instituição.
Identificação da instituição
APAE- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Assis
Mantenedora da Escola de Educação Especial Rotary
Instituição de Ensino Privada e Filantrópica
Fundação 18/03/1969 – Inauguração 10/07/1970 – Instalação 01/03/1971
Localização Rua Ângela Robazzi de Andrade, 321 – Bairro Jardim Paulista Assis – Estado de São Paulo – CEP 19815-070
Telefone (18) 33222880 E-mail: apaeassis@femanet.com.br
Organização da escola
A Escola Especial Rotary tem como modalidade o Ensino Fundamental: 1ª etapa: escolarização inicial dos 6 aos 14 anos e 11 meses; 2ª etapa: atividades sócio educacionais de 15 a 30 anos para alunos com deficiência intelectual e/ou múltipla e autismo, e também Educação Especial para o trabalho de 15 a 30 anos, matriculados na Escola Especial das APAES ou matriculados na rede pública e/ou encaminhados pela Diretoria de Ensino.
O Ensino Fundamental tem como objetivo:
- Oferecer ensino acadêmico com adaptações significativas no currículo;
- Estimular o aluno de acordo com seu interesse e potencialidades e adquirir autonomia e independência nas habilidades básicas de maneira funcional;
-Trabalhar as competências sociais e promover a inclusão do aluno na comunidade;
- Proporcionar o bem estar e melhorar da qualidade de vida;
- Oportunizar ao aluno o desenvolvimento de habilidades nas áreas de funcionalidade acadêmica, comunicação, autocuidado, vida familiar, vida social, autonomia, saúde, segurança, trabalho e lazer
Neste nível de ensino a escola irá assegurar a formação de classes anuais na 1ª fase do Ciclo l e sempre que necessário serão oferecidos serviços de apoio especializado no contra turno, aos alunos pela Equipe Multidisciplinar para atende suas peculiaridades e orientação de condutas terapêuticas aos demais profissionais e familiares.
A Educação Especial para o trabalho tem como objetivo dar continuidade ao percurso da pessoa com deficiência intelectual e múltipla por meio do desenvolvimento de habilidades e competências laborais que promovam seu desenvolvimento global, inclusão na vida em sociedade e inserindo no mercado de trabalho.
...