O COMPONENTE DE CORPOREIDADE E MOVIMENTO
Por: Simone Camara • 17/9/2020 • Abstract • 307 Palavras (2 Páginas) • 97 Visualizações
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – UNOESC
CURSO DE PEDAGOGIA – CAMPUS DE CHAPECÓ
COMPONENTE DE CORPOREIDADE E MOVIMENTO
DOCENTE: MARILUCE P. VIEIRA
ACADÊMICA: SIMONE MACHADO CÂMARA
BAYMAX – TRÊS EM UM
O filme Big Hero é um daqueles filmes que falam de família, educação, amizades, ganância, perdas, além de falar também sobre saúde física e emocional, traz também um imagético social sobre a padronização estética, onde o corpo obeso é caricaturizado e o atlético valorizado. Sem esquecer também sobre o filme que trata do biopoder, algo que permeia o imaginário infanto juvenil.
O cerne do filme se dá na relação das três formas corpóreas apresentadas de Baymax, onde podemos perceber em sua primeira forma um látex leitoso, um jeito tanto quanto jocoso de andar, as dificuldades em subir e descer, desrespeitando o corpo gordo. Na segunda forma, percebemos a tentativa de amoldar aquele corpanzil de Baymax dentro de uma roupagem que o faria ficar menos gordo. Até que na terceira forma percebemos um Baymax ágil, forte, atlético e capaz de realizar qualquer movimento sem muito esforço.
Sabendo que a corporeidade é conhecer a si próprio, o outro e o espaço que estamos. Temos o dever como educadores, de estarmos trabalhando toda a diversidade que se apresenta dentro de uma sala de aula, pois ali temos uma variedade de corpos, tempos de aprendizagens e emoções. Podemos trabalhar através desta variedade de corpos que o filme Big Hero traz, sobre respeito a individualidade de cada sujeito, pois cada ser é único, trabalhar a aceitação daquilo que não pode ser alterado, trabalhando a inclusão e empatia. Instigando os alunos a enxergaram além do que é apresentado, para que desde cedo tenham uma visão crítica em relação ao que assistem, ouvem ou leem.
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