O CONHECIMENTO EM SEUS DIVERSOS ASPECTOS
Por: marialulli • 8/9/2021 • Trabalho acadêmico • 812 Palavras (4 Páginas) • 156 Visualizações
TRABALHO CULTURA E SOCIEDADE
AULA 6: O CONHECIMENTO EM SEUS DIVERSOS ASPECTOS
Entrega: 07/09/21
Valor: 5,0 pontos
4 TIPOS DE CONHECIMENTO:
- conhecimento popular (senso comum)
- O conhecimento popular é aquele que suas práticas não são questionadas, ou seja, não se usa um método cientifico. Ele é transmitido de geração em geração, de forma oral baseado em experiências e tradições, sem necessidade de ser provado.
- Além de ser caracterizado como empírico, já que se baseia na experiência e não na razão.
- As características segundo Lakatos e Marconi (1991,p.77) se resumem em:
- Superficial, é expresso por meio de frases como “porque o senti”, “porque o vi”, “porque todo mundo diz”, “porque disseram”; estando de acordo com a aparência, sendo comprovado apenas estando junto das coisas.
-Sensitivo, se trata de experimentar os humores e as emoções da vida cotidiana.
- Subjetivo, o próprio indivíduo dispõe suas experiências e seus conhecimentos seja por si próprio ou “porque ouvi dizer”.
- Assistemático, não obedece qualquer metodologia, não tenta validar as experiências.
- Acrítico, independente de serem verdadeiros, os conhecimentos não se manifestam de forma crítica.
- Exemplos:
- Chá de boldo cura problemas no fígado.
-Tomar leite com manga faz mal.
-Passar arnica com álcool nos machucados.
- Brasileiro gostar de churrasco, samba e futebol.
- conhecimento científico
- O conhecimento científico é baseado na comprovação dos fatos por meio do método cientifico, na razão, além de ser rigoroso, sistemático e metódico.
- Segundo Chaui, o conhecimento científico apresenta algumas características como: ser quantitativo, objetivo, diferenciador, homogêneo, apresenta explicações racionais, não tem ligação com a magia, está em constante evolução, os fatos são construídos a partir de investigação, além de acreditar que pelo conhecimento o homem pode se libertar das superstições e dos medos.
- Segundo Marconi e Lakatos o conhecimento científico é caracterizados por ser contingente, factual, verificável, sistemático, falível e ser aproximadamente exato, ou seja novos estudos podem refutar estudos anteriores.
- conhecimento religioso (teológico)
- O conhecimento religioso baseia-se na fé, na crença, na revelação divina, sendo assim é irracional e inquestionável.
- O conhecimento religioso também é pautado do dogmatismo que é o conjunto de verdades absolutas e incontestáveis mediante a aceitação da revelação divina.
- Esse conhecimento é pessoal, a pessoa decide crer ou não em um poder sobrenatural. Ela acredita sem haver a necessidade de ser comprovado cientificamente.
- conhecimento filosófico
- O conhecimento filosófico é baseado em questionamentos, racionalidade, críticas, reflexões e a questões ligadas ao ser humano em sociedade. Basicamente procura um sentido para justificar possibilidades da interpretação do objeto em estudo.
- Sendo assim não tem a necessidade de comprovar a verdade dos fatos, mas sim buscar um bem comum para a sociedade.
- É a busca do saber, do próprio conhecimento, da sabedoria.
Diferenciar o que são as ciências exatas e as ciências humanas
- As ciências humanas tem o foco em estudar o ser humano como indivíduo e sociedade. Como por exemplo, a pedagogia, filosofia, sociologia, psicologia, história antropologia entre outros.
- Já as ciências exatas foca seu estudo para cálculos, medições e expressões matemáticas, ou seja, há resultados lógicos e precisos, alguns exemplos são a física, a matemática, a química, a geologia, e a estatística.
Ciência
...