O Captalismo na visão de Max e Weber
Por: raffagomes68 • 7/4/2019 • Trabalho acadêmico • 791 Palavras (4 Páginas) • 184 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
PEDAGOGIA
AMANDA LIMA
MARCELA LIMA
MARCELY RIBEIRO
PAULA MARIA
RAFAELA GOMES
PLANEJAMENTO DO SEMINÁRIO
O CAPITALISMO NA VISÃO DE MARX E WEBER
VITÓRIA DA CONQUISTA
2019
AMANDA LIMA
MARCELA LIMA
MARCELY RIBEIRO
PAULA MARIA
RAFAELA GOMES
PLANEJAMENTO DO SEMINÁRIO
O CAPITALISMO NA VISÃO DE MARX E WEBER
Planejamento apresentado à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB para obtenção da aprovação no componente curricular Introdução à Sociologia.
Orientador: Prof. Francisco Carlos Cardoso da Silva
VITÓRIA DA CONQUISTA
2019
SUMÁRIO
01: TEXTO DELIMITANDO O TEMA………………………………………04
02: OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICO……………………………………………...05
03: METODOLOGIAS E RECURSOS………………………………………………06
04: REFERÊNCIAS………………………………………………07
TEXTO DELIMITANDO O TEMA
O conceito de capitalismo para Marx e Weber
Karl Marx (1818-1883) foi um dos maiores pensadores do século XIX, período que marcou a formação da sociedade industrial europeia. Estudando esse novo contexto social e econômico, sua carreira foi marcada pela sua grande crítica ao sistema capitalista, a qual é estudada e debatida até os dias atuais. Marx vai dizer que o capitalismo é um modelo em que o alvo é a “criação de valores de uso imediato, para o consumo do produtor” (MARX, O capital).
No sistema capitalista, o trabalhador vende sua força de trabalho, ou seja, o seu tempo e a sua mão de obra são tratados como mercadoria. Esse valor é determinado através do “valor dos meios de subsistência requeridos para produzir, desenvolver, manter e perpetuar o seu trabalho”, o que garante a dominação do empregador e a subordinação do empregado. Marx distingue o tempo de trabalho necessário do tempo de trabalho excedente, o que denomina de mais-valia (grau de exploração da força de trabalho pelo capital). Segundo Marx, com o capitalismo a burguesia “cria um mundo à sua imagem e semelhança”.
Max Weber (1864-1920) foi um grande sociólogo que estudou a sociedade capitalista. Observando que a maioria dos empresários era da ordem protestante, ele estabelece uma afinidade entre os valores protestantes e o desenvolvimento do capitalismo. Os protestantes vêem o trabalho como um valor típico de um homem bom, eles colocam o trabalho como um dever tornando-o um valor em si mesmo.
“Lembra-te que tempo é dinheiro. [...] Lembra-te deste refrão: o bom pagador é o dono da bolsa alheia.” (WEBER, A ética protestante e o espírito do capitalismo). Os capitalistas passam a viver em função do seu negócio e só assim têm a sensação de tarefa cumprida. Weber aponta e critica os resultados dessa ética de valorização e atribuição divina ao trabalho que gerava operários disciplinados e que se dedicam exageradamente ao trabalho como uma finalidade de vida desejada por Deus.
...