TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIREITO A EDUCAÇÃO

Por:   •  28/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.704 Palavras (7 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

2.1 LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA ...........................6

3 CONCLUSÃO        8

4 REFERÊNCIAS        9

 


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho é uma importante atividade pedagógica, uma vez que permite a interação social, de forma a trabalhar a difusão de pensamentos e construção do raciocínio crítico, tem como proposta realizar um texto a partir da reflexão de uma situação geradora onde temos a oportunidade de buscar informações sobre o direito a educação.

Este trabalho tem como objetivo mostrar que a educação possui impacto em todas as áreas de nossa vida, que ela é um direito fundamental que ajuda não só no desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo. Sua importância vai além do aumento da renda individual ou das chances de se obter um emprego. É pela Educação que aprendemos a nos preparar para vida. Por meio da Educação, garantimos nosso desenvolvimento social, econômico e cultural. O direito à Educação de qualidade é básico porque assegura o cumprimento de outros direitos.

Uma boa Educação tem resultados abrangentes: contribui para o crescimento econômico do país e para a promoção da igualdade social, mas seu impacto também é decisivo na vida de cada um.

O grande desafio está em criar condições, buscar recursos e estratégias que favoreçam a participação e o aprendizado dos alunos e, principalmente, oferecer uma educação de qualidade.

Nessa perspectiva, buscamos mostrar como é importante o papel do professor durante toda a vida discente do aluno, como um ensino de qualidade influencia em sua vida profissional e pessoal. Mostrando também que o conhecimento não está apenas dentro de quatro paredes e um quadro negro, ela está em todo lugar e pode ser adquirido de maneiras diversas.


  1. DESENVOLVIMENTO

O processo de ensino e aprendizagem compreende um dos principais alicerces para a formação adequada e construtiva dos cidadãos. Portanto, são essenciais para compreender a dinâmica e a individualidade humana, a fim de promoverem um desenvolvimento correto do aprendizado.

É importante reconhecer que o processo de ensino-aprendizagem é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam definidos como âmbitos educativos. Dessa forma, a diversidade encontrada nos estudos da Psicologia, permitem entender a complexidade que é o ser humano, seja na parte cognitiva, emocional ou intelectual.

O papel do professor nesse processo é fundamental. Ele procura estruturar condições para a ocorrência de interações professor-alunos-objeto de estudo, que levam à apropriação do conhecimento. De maneira geral, portanto, essa visão de aprendizagem reconhece tanto a natureza social da aquisição do conhecimento como o papel preponderante que nela tem o adulto.

Na educação convencional, o educando, recebe diversos tipos de conhecimentos, que vão desde os conhecimentos de vida aos conhecimentos científicos (conhecimento científico é a informação e o saber que parte do princípio das análises dos fatos reais e cientificamente comprovados em outras palavras, é um conhecimento comprovado, testado e que qualquer um pode testar para ter certeza).

O conhecimento científico auxilia o indivíduo a compreender um pouco mais sobre o mundo em que vive, com o poder de criar um senso crítico nos alunos e despertar o interesse pelas ciências e pela inovação. Sendo assim, quem ensina tem veracidade de que aquele conhecimento está correto e o aluno pode aprender analisando o conhecimento ou refazendo os métodos que permitiram chegar ao fato. Permitindo um melhor entendimento e fixação daquele conteúdo.

A prática docente pode representar uma excelente ferramenta de transformação social, de acordo com a didática e o modelo adotado pelo educador.

Recorremos a Marx e Engels (1987), para afirmar que é possível, a partir dos velhos elementos, fazer emergir novos, que contribuam, de fato, para a formação do educando, de modo coerente com as exigências do atual contexto histórico. Isto porque é no interior do velho que se gestam as novas formas, de modo processual e dinâmico.

O educador, portanto, precisa se manter atualizado, investindo na própria formação continuada. Zabala (1998) afirma que “um dos objetivos de qualquer bom profissional consiste em ser cada vez mais competente em seu ofício”. E no que se refere ao professor, completa
geralmente se consegue esta melhora profissional mediante o conhecimento e a experiência. O conhecimento, aquele que provém da investigação, das experiências dos outros e de modelos, exemplos e propostas.

Pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade Stanford descobriram que, enquanto o estudante com professor fraco aprende metade ou menos do que deveria no ano, aquele que tem bons professores aprende o equivalente a um ano a mais, e o que tem professores considerados excelentes, um ano e meio a mais.

O educador é sujeito de sua prática, portanto deve buscar o novo, como nos ensina Veiga (1994), desenvolvendo sua prática a partir das suas experiências, sua história, seus valores e sua afetividade, ou seja, trabalhar com essa construção pessoal e social partilhada. O próprio conceito de conhecimento envolve a ideia de construção coletiva, social e provisória. À medida que a ciência avança novos conhecimentos se tornam possíveis, porque novas necessidades são construídas no seio de uma sociedade dinâmica, de modo dialético, mudando a visão de mundo do cidadão e sua relação com seus pares, a natureza, o trabalho, etc. De acordo com Tardif (2002), a prática docente deve subsidiar as pesquisas referentes ao ensino, pois só quem faz sabe como se faz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (149 Kb)   docx (235.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com