O Desenvolvimento Biopsicomotor e Social da Criança
Por: vjeveaux • 5/4/2020 • Bibliografia • 847 Palavras (4 Páginas) • 401 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DO ESPIRITO SANTO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
CARLOS JOSÉ HOSKEN SENÓRIO
LEONARDO SOARES FERREIRA
LUCAS PETILDE LIMA
VINÍCIUS DA COSTA JEVEAUX
RESULTADO FINAL ANALISE SOFTWARE DE GERENCIAMENTO ASSISTÊNCIA TÉCNICA REPRODUTIVA EM BOVINOS LEITEIROS
Alegre
2019
CARLOS JOSÉ HOSKEN SENÓRIO
LEONARDO SOARES FERREIRA
LUCAS PETILDE LIMA
VINÍCIUS DA COSTA JEVEAUX
RESULTADO FINAL ANALISE SOFTWARE DE GERENCIAMENTO ASSISTÊNCIA TÉCNICA REPRODUTIVA EM BOVINOS LEITEIROS
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Projeto Cliente Servidor, no Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no Instituto Federal do Espírito Campus de Alegre
Alegre
2019
SUMÁRIO
- Introdução.......................................................................................................................4
- Descrição do Minimundo................................................................................................5
- Diagrama de casos de uso................................................................................................6
- Digrama de Classes.........................................................................................................7
- Modelo Entidade Relacionamento...................................................................................8
- Projeto de Interface Gráfica do Usuário...........................................................................9
6.1 Design da Estrutura da Interface................................................................................9
6.2 Descrição breve de cada tópico (ou página) da interface............................................9
6.3 Wireframe................................................................................................................10
6.3.1 Tela Lista de Propriedades........................................................................10
6.3.2 Tela Cadastrar Propriedade.......................................................................10
6.3.3 Tela Lista de Animais................................................................................11
6.3.4 Tela Cadastrar Animal..............................................................................11
6.4 Esquema e paleta de cores........................................................................................12
1. Introdução
Este documento contém os documentos e resultado final referente aoa projeto de informatização de um sistema para gerenciamento de assistência técnica reprodutiva em bovinos leiteiros. Esta atividade foi desenvolvida usando a técnica de modelagem de casos de uso contendo os respectivos diagrama, diagrama de classe, modelo de Entidade Relacionamento e por fim o projeto de interface gráfica do usuário.
2. Descrição de minimundo:
Devido a grande demanda que o Cliente vem recebendo, tornou-se necessário informatizar as informações sobre as propriedades para otimizar o seu tempo e tornar as tomadas de decisões mais rápidas e precisas.
A primeira função do sistema deve ser o cadastro das propriedades assistidas contendo o nome do produtor, CPF, endereço/localização da propriedade, contato.
Cada propriedade deve conter um cadastro das vacas do rebanho com nome/número, data de nascimento e raça/grau de sangue.
O ciclo reprodutivo de uma vaca acontece entre um parto e outro, o ideal é que uma vaca tenha partos a cada 12 meses. O período de lactação (PL) de uma vaca começa no dia do parto, o PL ideal é em torno de 10 meses (algumas raças produzem menos tempo outras mais). Com o objetivo de recuperar o aparelho reprodutor da vaca, deve haver um período de 60 dias de descanso antes do parto seguinte, chamado período seco. Considerando que a gestação de bovinos é de 9 meses, a vaca deve estar prenhe até 90 dias após o último parto, o chamado período de serviço (vide esquema abaixo).
[pic 1]
A rotina de trabalho do Cliente é mensal, em cada visita ele faz o diagnóstico de gestação das vacas que foram inseminadas ou cobertas há pelo menos 45 dias. Uma sequência de registros acontece e todos os status da vaca devem ser identificados por cores:
- Assim que for registrada a data de parição da vaca, ela deverá ser identificada com a cor vermelha – o que significa que ela é uma vaca recém-parida, em lactação e está vazia (não gestante).
- Quando a vaca for inseminada ou coberta, ela deverá ser identificada pela cor amarela – o que significa que ela está em lactação, foi inseminada, mas a prenhêz ainda não foi confirmada.
- Quando o Cliente confirmar a prenhêz, a vaca deverá ser identificada pela cor azul – o que significa que ela está em lactação e prenha.
- Quando a vaca chegar ao final da lactação, ela deverá ser identificada pela cor verde – o que significa que ela está prenha, não lactante (seca) e aguardando a próxima parição.
O sistema deverá acusar algumas situações que trazem transtornos ao ciclo reprodutivo das vacas e que é necessário identificar com rapidez para interferir com eficiência:
- Vacas com PS acima de 60 dias e que ainda não foram inseminadas precisam entrar em tratamento;
- Vacas com pelo menos 45 dias de inseminadas serão examinadas no dia da visita e, assim, precisam ser identificadas;
- Vacas em lactação que estão a menos de 60 dias do próximo parto precisam ser secadas;
- O intervalo de partos das vacas em dias;
3. Diagrama de casos de uso
[pic 2]
4. Diagrama de classes
[pic 3]
5. Modelo Entidade Relacionamento
...