O Desenvolvimento Humano
Por: ricardo.wagner • 28/2/2016 • Trabalho acadêmico • 555 Palavras (3 Páginas) • 208 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Unidade de Aprendizagem: Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional
Curso: Ciências Aeronauticas
Professor: Alessandra de Oliveira
Nome do aluno: Ricardo Wagner Neto
Data: 30-09-2015
Tópico de estudo 4 SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
3. Com base na leitura do Capítulo 10 do Guia de Análise de Acidentes de Trabalho, "Procedimentos a serem adotados pelas empresas em caso de eventos adversos", pesquise em seu local de trabalho (ou entreviste alguém que esteja vinculado a alguma empresa) e identifique os protocolos adotados e as ações tomadas em casos de eventos adversos nesse local. Caso não haja, indique o que pode ou deve ser adotado pela empresa para assegurar a segurança dos trabalhadores.
Um pouco de história, onde Euclides de Alexandria com princípio de geometria melhorou o trabalho dos agricultores nas margens do rio Nilo, isto a 300 anos antes de Cristo, e no século XX temos com grande contribuição, Ferreira, Resi e Pereira, Hampton e Rodrigues.
A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), "é um conjunto das ações de uma empresa que envolvem a implantação de melhorias e inovações gerencias e tecnológicas no ambiente de trabalho”,(Anselmo Ferreira Vasconcelos em artigo QVT, Origem ,Evolução e Perspectivas).
Analisaremos o Aeroclube de Ponta Grossa, onde existe um programa de prevenção de acidentes e o MGSO em vigor ( Manual Geral de Segurança Operacional), assim sempre focando em tentar localizar os possíveis focos de acidentes, e também os fatores ou condições relacionados com a ocorrência de eventos adversos que podem ser IMEDIATOS, SUBJACENTES E LATENTES.
Com a aplicação do MGSO, no Aeroclube de Ponta Grossa, chega a conclusão que a probabilidade de ocorrer um acidente pode ser POSSÍVEL com causas MODERADA; devido a aplicação de regras de segurança rígidas, e seguras.
Na CLT no capítulo V, dos art. 154 até o art. 200, fala sobre a segurança e medicina do trabalho, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), sendo obrigaria a sua constituição.
Foram adotados vários protocolos de segurança, um dos protocolos é sobre o cansaço do instrutor de voo que deve ser monitorada, para que ele não realizar voos de instrução alem do permitido no MGSO, e também avaliação psicológica dos instrutores a cada seis meses conforme instrução da ANAC, assim mitigando os fatores de acidente.
...