O Desenvolvimento de competências de liderança
Por: gabrielaa2017 • 20/11/2017 • Trabalho acadêmico • 324 Palavras (2 Páginas) • 134 Visualizações
4- O desenvolvimento de competências de liderança.
Partindo-se do princípio de que a liderança não é inata, ela corresponde a um processo social, e que se desenvolve a partir da dinâmica da conjunta sociocultural como o esforço de pessoas em contribuir para o desenvolvimento dessa conjuntura. Conclui-se então que então que ela pode ser desenvolvida no contexto das experiências em grupos sociais.
Para esse desenvolvimento é importante associar quatro dimensões, são eles: conhecer, ser, fazer e conviver.
4.1 O desenvolvimento contínuo de conhecimentos, habilidades e atitudes de liderança.
É importante ter em mente que, como a liderança resulta de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que devem ser desenvolvidos, é possível e necessário aumentar o controle sobre sua aprendizagem, mediantes processos sistemáticos de observação-reflexão-pratica, em vez de deixar que essa aprendizagem ocorra ao acaso e espontaneamente.
Conheça-se a si mesmo e procure melhora continuamente como pessoa.
Conhece-te a ti mesmo é a base do conhecimento sobre a realidade e das condições para a melhoria pessoal.
Cultivar boas qualidades pessoais, a partir do autoconhecimento, é necessariamente uma demanda para todos os profissionais.
Desenvolva competências profissionais.
A competência, associada ao comprometimento, permite à pessoa que exerce liderança torna-se confiável e ser reconhecida por sua credibilidade, uma condição fundamental para que possa exercer influência sobre os outros.
A liderança constitui um papel vital em qualquer organização. Ela envolve a definição dos rumos de uma equipe e a sua comunicação às pessoas, motivando-as, inspirando-as e capacitando-as a contribuir para o esforço rumo ao sucesso organizacional. A liderança requer um foco estratégico e a aplicação de técnicas comportamentais para construir-se o comprometimento e fazer a sua gente realizar um trabalho melhor.
Os ingredientes da liderança efetiva são complexos, e uma maioria de estudiosos concordam que eles dependem da situação específica de liderança, da dificuldade das tarefas, do grau de autoridade do líder e da maturidade e capacidade dos subordinados. Habilidades de liderança muitas vezes levam tempo para se aprender, pois são multi-facetadas, comportamentais e dependentes de contextos específicos.
...