O Direito a Educação
Por: Helen Cristina • 26/10/2020 • Trabalho acadêmico • 2.366 Palavras (10 Páginas) • 139 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 1º SEMESTRE
NOMES
ANDREIA CRISTINA DIAS ESTEVAM
EDCLEIDE LUCAS BARBOSA
FABIANA CHAVES AGUIAR
FERNANDA PEREIRA
GLENDA COSTA ROCHA MARTINS
HELEN CRISTINA ARAUJO BARBOSA
DIREITO À EDUCAÇÃO
[pic 3]
Belo Horizonte
2018
NOMES
ANDREIA CRISTINA DIAS ESTEVAM
EDCLEIDE LUCAS BARBOSA
FABIANA CHAVES AGUIAR
FERNANDA PEREIRA
GLENDA COSTA ROCHA MARTINS
HELEN CRISTINA ARAUJO BARBOSA
DIREITO À EDUCAÇÃO
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Psicologia da Educação e da Aprendizagem Ética, Política e Cidadania Políticas Públicas da Educação Básica Educação e Diversidade Práticas pedagógicas – Gestão da Aprendizagem
Professores: Maria Luzia Silva Mariano
Mayra Campos Frâncica dos Santos
Natália Gomes dos Santos
Márcio Gutuzo Saviani
Natália da Silvia Bugança Tutora eletrônica: Dalila Cristina de Campos Gonçalves
Tutora de sala: Carlos
[pic 4]
BELO HORIZONTE
2018
Sumário
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
4 REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
Existem muitos questionamentos e discussões a respeito da importância da escola na educação, é preciso vê-la além de somente transmitir conhecimentos aos alunos. Sendo a escola conhecida como instituição do saber a mesma exerce uma enorme importância por toda a sociedade. A sociedade na qual estão inseridos e o mundo das diferenças e das descriminações para dar subsídios aos alunos ao enfrentem essas adversidades da vida.
É necessário ser pensada como preparação para a vida, na função de preparar cidadãos do mundo. De acordo com Pérez Gómez (2000), a escola é um ambiente de aprendizagem, onde há grande pluralidade cultural, mas que direciona a construção de significados compartilhados entre o aluno e o professor. A construção desses significados compartilhados enfatiza uma necessidade de mudança na escola, por meio da reflexão.
Deve-se pensar a escola como um local atrativo para professores, alunos e os profissionais nela atuantes, para que estes possam se sentir convidados a participar dos conhecimentos que dia após dia é construído por professores e alunos, aproveitando o conhecimento prévio que é trazido por todos. É preciso que os docentes reinventem e reencantem a educação, tendo como foco uma visão educacional, usufruindo do conhecimento já construído e produzindo novas experiências no processo de ensino-aprendizagem dos educandos (ASSMANN, 2007).
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 QUAL A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA EFETIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS?
A Construção do conhecimento cientifico deve se dar de modo correlato aos acontecimentos, cotidianos. A ciência deve ser um meio de conhecer o mundo, compreender seus fenômenos e processos e permitir que o aluno atue de forma transformadora sobre sua realidade. Isso permite que o estudante não assista passivamente as rápidas e numerosas transformações sociais, tecnológicas e outras pelas quais passamos, mas que possa avalia-las de forma cada vez mais crítica de acordo com a idade e a etapa da escolarização.
2.2 DE QUE FORMA AS DIFERENTES ABORDAGENS DA PSICOLOGIA PODEM CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM?
A escola é um ambiente de formação e este espaço exerce uma grande influência na aprendizagem das crianças. As experiências com vários aspectos culturais, familiares e econômicos acrescentam no desenvolvimento do indivíduo.
A psicologia através de suas abordagens contribui para a compreensão do processo de ensino e aprendizagem, sendo que, cada teoria apresentará respostas diferentes para as dúvidas dos professores. Ao compreender tais teorias o docente poderá auxiliar melhor a sua prática pedagógica.
Dessa forma relaciono minhas ideias com Costa e Netto, quando em sua literatura ressaltam que:
Ao estudar e compreender as teorias da aprendizagem melhora-se e aperfeiçoa-se a compreensão acerca de como se dá o processo de ensino-aprendizagem, pois permitem um exame geral do quadro educacional, de modo que possam integrar diferentes abordagens que melhor se adaptam aos trabalhos pedagógicos. Sabe-se que nenhuma teoria da aprendizagem desenvolvida irá esgotar e fornecer um entendimento total do assunto, porque a ciência é uma área do conhecimento que está em constante transformação. (COSTA, NETTO, 2017, p.8)
As abordagens da psicologia buscam compreender o pensamento e o comportamento humano, auxiliando o professor em seu trabalho de forma que ele concilie teoria e prática, sendo uma ferramenta necessária para a melhoria do processo de ensino de forma que o professor conheça melhor o seu aluno, suas habilidades e competências.
Cada teoria traz uma abordagem específica sobre o desenvolvimento humano em suas várias fases da vida, ao nascer até o seu falecimento. Esses estudos contribuem positivamente para que o professor compreenda o que acontece com seu aluno, em que fase ele se encontra e suas características, para que suas metodologias sejam satisfatórias na conclusão de seus objetivos.
...