O Direito de Pessoas com Deficiência à Educação
Por: EricRenosto • 26/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.128 Palavras (5 Páginas) • 132 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Educação Especial
Aula-tema 03: O direito de pessoas com deficiência à educação
NOME | Maristela Machado Tiburcio |
RA | 5860149664 |
Atividade de Autodesenvolvimento
]
^:
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Educação Especial
Aula-tema 03: O direito de pessoas com deficiência à educação
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Educação Especial apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da tutora Elaine Miranda Pinto Ferri
Anhanguera Educacional
2015
INTRODUÇÃO
O meu trabalho é mostrar que pessoas com deficiencias têm direito de ir e vir à escola, escolher a escola mais proximos de casa, ter seus atendimentos especializados, de aprender e desenvolver os conteúdos, e principalmente que os professores recebem com amor e sem preconceitos e ensinam do mesmo conteúdo para em geral. É importante que todas as escolas tenham se superado em nome do direito á igualdade e do direito á dignidade da pessoa humana.
Desenvolvimento
Como diz o Paulo Freire: não há educação fora das sociedades humanas e não há homem no vazio.
A educação é um direito de todos, está em previsto da Constituição Federal em seu artigo 6º, que diz que em primeiro lugar são os direitos sociais. Já no artigo 205, foi definida que o direito é de todos e do dever do Estado e Fa familia com o objetivo de visar o pleno desenvolvimento das pessoas, seu preparo para o exercicio da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Na Constituição Federal diz que o direito é de todos, mas na realidade é bem contratidório, pois na Constituição Federal lhe diz ao respeito das pessoas com deficiencias e a realidade na prática é outro pois lhe mostra que tem muita discriminação e que a escola não aceitam as crianças com deficiencias tenham acesso ao educação.
Ficou claro que a Constituição Federal fala que os direitos fundamentais são direitos dos individuos perante o Estado. E mais, o Estado democrático exige os direitos fundamentais; os direitos fundamentais exigem o Estado de direito democrático e resumindo que a educação é direito humano, fundamental de todos.
Como está previsto na Constituição Federal de 1988 (art 205) que a escola não pode mostrar nenhum tipo de discriminação e precisa ter coletividade com o público, do local onde estuda os alunos do bairro, da comunidade, quaisquer tipos caracteristicas individuais e assim a escola terá o espaço adequado e ter o privilegio da preparação para a cidadania e para o pleno desenvolvimento humano e os objetivos devem ser alcançados.
Lembrando que não podemos negar os alunos com quaisquer tipos de deficiencias e precisam de atendimentos especializados para que possa ter acesso á educação. Esses atendimentos especializados oferecem para que os alunos com quaisquer tipos de deficiencias possam aprender conteúdos especificos ao ensino comum.
Todas as pessoas com deficiencia tem direito a ter acesso da educação e aqui relatarei sobre a importancia de ter a inclusão dentro da escola para que pudesse interagir entre os outros alunos normais e quais são as dificuldades que os professores encontram quando a escola é inclusiva.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação diz que “tanto para a escola como para toda sociedade, é um desafio muito grande no que se refere a inclusão”. A escola sempre está inserida a um contexto social que se modifica com o desenvolvimento das pessoas, das tecnologias, de sua ciencia, que são desenvolvidos em uma estrutura globalizada.
O desafio dos professores e pedagogos são como trabalha em uma escola inclusiva com qualidade de ensino, assumir a sua responsabilidade e acreditar que as mudanças estão por vir e que haja uma transformação nos moldes de ensino sendo que a escola é de responsavel pela construção da sociedade, atender a todos sem discriminação.
...