O Direito de pessoas com deficiência à educação
Por: 180829 • 7/5/2015 • Trabalho acadêmico • 457 Palavras (2 Páginas) • 159 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Educação Especial
Aula-tema 03: O direito de pessoas com deficiência à educação
NOME | Valéria da Silva Soares Brandão |
RA | 5651971438 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
ANO 2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Educação Especial
Aula-tema 03: O direito de pessoas com deficiência à educação
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Educação Especial apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Candice Lima Morechi.
Anhanguera Educacional
ANO2015
- Introdução
Todos tem direito a educação, idependente da classe social ou de deficiencia fisica ou psicologica, sendo assim os estados,e municipios tem como a obrigação de ter vagas nas escolas publicas, municipais e estatuais para as crianças e jovens que precisam de ensino.
As escolas precisam estar estruturados, com professores capacitados para inclusão de uma criança com necessidades especiais.
- Desenvolvimento
Na reportagem vendo que a mãe da criança busca por um futuro melhor pro seu filho, lhe fornecendo o basico que é a educação, encontrou uma barreira onde foi buscar uma vaga na escola para seu filho e não houve sucesso, a mesma poderia ter desistido de colocar seu filho em uma escola regular porem continuou em busca do seu objetivo que era mostrar que seu filho tinha a capacidade de se incluido em meio as criança sem nenhuma deficiencias fisicas ou mental.
Sendo assim encontrou em uma escola a estrutura e a capacitação que precisava para fazer a inclusão dele em sala de aula.
Sendo que as outras escolas não deverian ter negado a vaga para o aluno;
Conforme o site
http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/pais-de-autistas-vivem-drama-para-manter-filhos-no-ensino-regular-7992770
Mostra que tem uma lei Berenice Piana 12.764, foi dado este nome em honra a uma mãe de uma criança autista, esta lei quer dizer que a escola tem que ter infraestrutura para garantir a permanência do aluno na escola regular.
Sendo assim a mãe de Caio poderiam sim buscar auxilio jurídico para ganhar o direito de incluir seu filho em qualquer escola regular.
- Reflexão
Não podemos desistir de buscar melhorar nosso ensino , nas escolas e capacitar mais professores para a chegada de uma novo aprendizado com mais elaboração de informação e mais ludicidade na aprendizagem.
Fazendo com que a criança com necessidades especiais consiga se inserir em meio as outras crianças.
- Conclusão
Por tanto se capacitarmos os professores e adequarmos a escola para recepcionar essas crianças portadoras de necessidades especiais, se tornaria mais facil o aprendizado de cada uma delas sem que prejudicasse os demais alunos pois seria mantido o mesmo material didática para todos.
...