O Direito de pessoas com deficiência à educação
Por: simonecristino • 24/5/2015 • Relatório de pesquisa • 527 Palavras (3 Páginas) • 140 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Educação Especial
Aula-tema 03: O direito de pessoas com deficiência à educação
NOME | Simone Cristino |
RA | 4233803237 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Educação Especial
Aula-tema 03: O direito de pessoas com deficiência à educação
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Educação Especial apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Amaralina Cardozo Cruz
Anhanguera Educacional
2015
- Introdução
Segundo o texto “Pais têm dificuldade para matricular filhos com deficiência em São Carlos” que fala sobre o direito de pessoas com deficiência à educação.esta reportagem conta como foi difiçil conseguir uma vaga para um autista dizendo que nao tinha estrutura para cuidar do mesmo.
- Desenvolvimento
Podemos ver que teve um progresso na educação através da inclusão escolar, pois o que era considerado anormal para a sociedade agora é exigido como direito a educação.Antes era apenas como cuidado pessoal e higiene, com o principio da normalização apareceu o conceito que o aluno deveria ter uma vida normal na sociedade. existem muitos documentos e Leis para melhorar a educação de pessoas com necessidades especiais, e passou a ser usado após a declaração de Salamanca em 1994, para substituir o termo que se usava antes aluno com deficiência. Declaração mundial sobre educação para todos em 1990.
Declaraçãode Salamanca, em 1994 Constituição federal em 1998
Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional. (LDB) n9394/96.
Reflexão
Os avanços que teve no direito e para melhorar a educação de alunos com necessidades educacionais especiais foram muito bom para a sociedade, mas ainda tem muito para progredir, sendo que ainda há interesse da parte das instituições de ensino em querer oferecer uma rigorosidade e que ofereça aos profissionais a qualificação para desenvolver tais educação de boa qualidade para esses alunos.
Pois é preciso que as leis sejam cobradas com aprendizados e assim buscar o interesse pela aprendizagem e eficiente e adaptada as necessidades,
a escola não deveria ter impedido a matricula do aluno Caio, mas procurar um jeito pessoas capacitadas para dar ao aluno um ensino adaptado as suas necessidades. a mãe do Caio poderia ter procurado seus direitos para fazer cumprir as leis do direito pela educação de alunos com necessidades educacionais especiais.
...