O EMPREENDER PARA COMPREENDER
Por: Milca Olimpio • 7/7/2022 • Trabalho acadêmico • 1.243 Palavras (5 Páginas) • 93 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
CURSO SUPERIOR LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – PPAP II
AMANDA ROSA F. DE SOUZA UP20119643
CELIANE DE JESUS SANTOS MACIEL SILVA UP21217522
JHULIE LAIANNE BEZERRA E SILVA UP20107985
LUDMILA LARISSA DA SILVA SANTOS UP20140056
THIÁLITA SILVA ARAÚJO UP20112620
EMPREENDER PARA COMPREENDER
GOIÂNIA /GO
2022
TEMA
Este projeto tem como tema falar sobre o empreendedorismo no ensino fundamental, com o projeto de pequenos empreendedores, com o objetivo de desenvolver, a importância da educação financeira nas escolas com que os alunos possam perceber que eles podem ter um desenvolvimento melhor, e que tenham a possibilidade de se planejar financeiramente. Além de ensiná-los a se organizarem financeiramente, a prática permite o desenvolvimento de comportamentos que podem fazer a diferença no futuro, como a gestão financeira inteligente.
SITUAÇÃO PROBLEMA
O projeto Empreender para Compreender surgiu em um momento delicado financeiramente falando, que além de direcionar, a escola viu uma oportunidade de aprendizado não só para os alunos, mas para a comunidade também. Muitas vezes ao ouvir sobre como lidar com as pessoas pensam em adultos não é mesmo? Porém, a verdade é que não são apenas os maiores de 18 anos que devem aprender sobre o assunto. Esse é um tema que deve ser falado e praticado em todas as idades, pensando nisso e levando em consideração a situação atual elaboramos o projeto com a participação dos alunos e comunidade para conscientização entendendo, de onde o dinheiro vem, para onde ele vai, o gasto de forma inteligente e assim como podemos economizá-lo.
- JUSTIFICATIVA
Esse olhar da escola surgiu a partir da necessidade em realizar a formatura do 1º ano do ensino fundamental, com o projeto a escola visa o aprendizado a conscientização o colocando em prática e o quanto escolhas inteligentes fazem a diferença. Fazer com que as crianças reflitam expondo suas idéias, participando efetivamente alunos e comunidades que o impacto desse projeto perpetue em suas vidas sendo cidadãos conscientes com boas escolhas e assim bem sucedidos.
PÚBLICO ALVO
Alunos do 1° ano estudantes de seis a sete anos, pais ou responsáveis.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Promover o conhecimento sobre a importância da educação financeira, conscientizar sobre o relacionamento saudável com o dinheiro equilibrando gastos por meio de economia e planejamento. Desenvolver através dessa prática comportamentos como disciplina, autocontrole emocional, organização, gestão e inteligência.
5.2 Objetivos Específicos
- Averiguar os conhecimentos prévios dos alunos sobre educação financeira.
- Analisar quais critérios adotados pelos alunos e seus familiares quando realizam o planejamento financeiro.
- Explorar situações - problemas envolvendo conteúdos matemáticos
- Aprender a fazer escolhas conscientes
- Desenvolver comportamentos conscientes a partir dos conceitos sobre orçamentos
PERCURSO METOTOLÓGICOS
ETAPAS PREVISTAS
1ª ETAPA:
Pedido de autorização na escola para desenvolver o Projeto.
O desenvolvimento será em uma turma do 1°ano do ensino fundamental para ensinar o empreendedorismo. Fazer a adequação do assunto à faixa etária e à realidade da turma.
2ª ETAPA:
Conversar com os alunos para conhecer a turma e saber a respeito de seus conhecimentos prévios sobre a temática “Empreender para compreender: educação financeira”. Nesta etapa, levar vídeos curtos para a faixa etária onde se demonstram técnicas de empreendedorismo. Sua definição e sua aplicação.
3ª ETAPA:
Pedido de autorização aos pais explicando o intuito da arrecadação.
4ª ETAPA:
A aquisição de um cofrinho para turma. Nele, os estudantes guardariam o dinheiro arrecadado para a formatura. Todos os alunos colaborariam com a quantia de R$ 1,00 por semana e essa quantia seria utilizada como investimento.
5ª ETAPA:
Venda de Geladinho Gourmet na escola. A proposta visa estimular o empreendedorismo, com os alunos ampliando o relacionamento com a comunidade escolar e desenvolvendo estratégias criativas para atrair clientes e arrecadação para a formatura.
6ª ETAPA:
Nesta etapa os estudantes escolherão o Geladinho Gourmet mais “Barato”, visando sua fonte de “lucro”. O investimento será a todo o valor que conseguiram no cofrinho da turma.
Aqui eles aprenderão a calcular e a ter noções de custo, lucro e prejuízo, como poupança, investimento e rendimento, cada dia da semana serão dois alunos da turma para vender e conferir os resultados das vendas.
7ª ETAPA:
Contabilização dos lucros e organização da formatura com o dinheiro arrecadado de maneira que o conhecimento se amplie da escola para a vida como aprendizado de pequenos empreendedores.
- RECURSOS
Sabendo que os recursos são essenciais para avaliação do projeto, e serve de orientação no aprendizado. Serão utilizados os seguintes recursos:
- Garrafa de pitchula
- Tinta
- Cartolina
- Pincel
- Fita crepe
- Jornais e revistas
CRONOGRAMA
O projeto terá a duração de sete dias, onde cada dia terá um trabalho realizado.
1°dia (13/06) - Apresentar o projeto aos alunos. Realizar conversa informal sobre o conhecimento prévio de empreendedorismo.
2°dia (14/06) - Realizar confecção de cartazes para a venda e cofrinho para a arrecadação.
3°dia (15/06) - Começar a venda de laranjinha com dois alunos. Ao final do dia preencher ficha com gastos e lucro.
...