O ENCANTO DA POESIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: thiago36 • 29/11/2021 • Projeto de pesquisa • 1.771 Palavras (8 Páginas) • 126 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
O ENCANTO DA POESIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Alenquer – PA
2021
SILVIA KATIA GOMES DE PAIVA
O ENCANTO DA POESIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Alenquer – PA
2021
1 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
1.1 TÍTULO DO PROJETO: O encanto da poesia na educação maternal
1.2 RESPONSÁVEL:
Acadêmica: SILVIA KATIA GOMES DE PAIVA
1.3 PÚBLICO ALVO:
( x ) Maternal ( ) Infantil II ( ) Infantil III
( ) Infantil IV ( ) Infantil V
1.4 PERÍODO DE EXECUÇÃO:
Dia 1: 10/05/2021 Dia 2: 11/05/2021 Dia 3: 12/05/2021
Dia 4: 13/05/2021 Dia 5: 14/05/2021
2 INTRODUÇÃO
A Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Jorge Sadala, foi fundada em 07 de setembro de 1968, por iniciativa dos maçons alenquerenses, até o mês de março do ano de 2008 abrigou a classe alunada nas dependências da Loja da Fraternidade Alenquerense no 11, localizada na rua Dr. Pedro Vicente, bairro Centro. A partir do mês de abril de 2008 a escola ganha um novo prédio situado à travessa Santo Antônio no bairro Centro, onde a moradia das famílias as quais a escola atende são construídas em grande parte em alvenaria. A escola há mais de 50 anos serve a população de alenquerense contribuindo com o desenvolvimento do município.
A escola municipal de ensino fundamental Jorge Sadala consciente do papel da educação no desenvolvimento das pessoas e da sociedade e mais, da necessidade de se construir uma escola voltada para a formação de cidadãos e cidadãs, tem seu fazer fundamentado na Constituição Federal onde dispõe em seus artigos 205 e 206 que “A Educação, direito de todos, dever do Estado e da Família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”, e ainda nos princípios da educação básica dispostos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB – nº.9394/96, que reafirma o direito à educação, garantido pela Constituição Federal. Estabelece os princípios da educação e os deveres do Estado em relação à educação escolar pública, definindo as responsabilidades, em regime de colaboração, entre a união, os Estados, o Distrito Federal e os municípios. (Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Disponível em: (https:// www.infoescila.com /acessado em 04/03/2020).
A escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental atualmente conta com uma estrutura devidamente planejada para atender aos alunos que fazem parte da comunidade escolar com: uma diretoria, uma secretaria, dez salas de aulas, uma sala de professores, uma sala de informática, uma copa cozinha, uma área copa, banheiros masculino e feminino.
No que se refere à estrutura administrativa, foram matriculados 275 alunos no ano de 2020 com probabilidade para mais uma vez, que no decorrer do ano letivo é comum à escola receber mais alunos, os quais estão distribuídos em dois turnos: matutino e vespertino. O número médio de alunos por sala de aula é de no mínimo 12 (doze) e no máximo 20 (vinte) para Educação Infantil Pré I e Pré II e de 1º ao 3ª° ano do Ensino Fundamental com o mínimo de 15 (quinze) e máximo de 25 ( vinte e cinco) e 4º e 5º ano Ensino Fundamental mínimo 20 (vinte) e máximo 30 (trinta) alunos obedecendo a Portaria de Lotação de Nº 02 de 23 de janeiro de 2020.
Neste ano, a escola conta com uma diretora, um secretário, uma coordenadora pedagógica, quatro vigias, seis auxiliares de serviços gerais, uma agente de manipulação. O corpo docente da escola está composto por 16 professores, duas profissionais de apoio, totalizando trinta e três funcionários atuando nesta escola.
Em sala de aula, há 15 crianças todas bem diversificadas, cada uma com uma personalidade, existe aquele mais interessado, mais comportado e mais disperso, por isso o projeto visa o recitar: o encante das poesias infantis, pois com poemas voltados para este público, prende a atenção, assim contribuindo para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem.
Esta prática pretendeu estimular a criatividade e a reflexão por diferentes aspectos da linguagem, ampliando as possibilidades de comunicação, por meio de situações em que a criança possa expressar suas emoções, brincando e criando com as palavras, permitindo fluir sua imaginação.
3 OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
Maximizar o interesse das crianças por poesias, ajudando no processo de ensino e aprendizagem.
3.2 Objetivos Específicos
• Despertar o intelecto crítico da criança;
• Compelir o desenvolvimento do mundo imaginário da criança;
4 REVISÃO DA LITERATURA
Vivemos um período em que a mídia e as tecnologias estão cada vez mais acessíveis às crianças; as informações chegam pelos meios de comunicação ampliando os horizontes e os conhecimentos. Os livros estão sendo deixados de lado, as histórias estão sendo esquecidas, o que torna um desafio para o educador fazer com que as crianças em idade escolar tomem gosto pela leitura.
As primeiras produções infantis foram realizadas por professores e pedagogos no final do século XVII e durante o século XVIII. Coelho
...