O ESTUDO CURRICULAR DA ALFABETIZAÇÃO EM FOCO
Por: carolinavmsilva • 26/9/2021 • Artigo • 8.071 Palavras (33 Páginas) • 125 Visualizações
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO BRAZ
ESTUDO CURRICULAR DA ALFABETIZAÇÃO EM FOCO
CURITIBA/PR
2018
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO BRAZ
ROSELI FERNANDES DE OLIVEIRA VIEIRA
ESTUDO CURRICULAR DA ALFABETIZAÇÃO EM FOCO
Trabalho entregue à Faculdade de Educação São Braz, como requisito legal para convalidação de competências, para obtenção de certificado de Especialização Lato Sensu, do curso de Alfabetização e Linguagem, conforme Norma Regimental Interna e Art. 47, Inciso 2, da LDB9394/96.
Orientador:
CURITIBA/PR
2018
RESUMO
Percebe-se que ler não é apenas uma atividade pedagógica, mas sim, um instrumento que pode trazer grandes benefícios para o processo de ensino e aprendizagem. Observa-se que a leitura oportuniza ao aluno a expansão do seu vocabulário e suas expressões, envolvendo o leitor com ideias. Este artigo tem como objetivo analisar sobre como estimular as crianças para a leitura, destacando qual a importância da literatura infantil e gêneros textuais na vida dos mesmos e averiguando hipóteses para a formação de crianças leitoras críticas e reflexivas a respeito do mundo à sua volta. O planejamento para está pesquisa foi conduzido pela modalidade de revisão bibliográfica, por meio da leitura e estudo de obras impressas e digitais que reiteram vários conceitos científicos importantes. A metodologia obedece ao Materialismo Histórico Dialético. A leitura se institui como um dos principais instrumentos para que o indivíduo construa o seu conhecimento e aprenda a exercer sua cidadania, por isso, acreditamos na relevância dessa reflexão na atualidade. Percebemos que formar crianças leitoras e críticas não é um tarefa fácil, necessita de dedicação e em ambas partes, é um trabalho demorado, mas desenvolvido com excelência podemos ter grandes surpresas e satisfações. Os resultados atingidos consistiram em ofertar melhores esclarecimentos no que envolve a concepção da alfabetização no processo da leitura e escrita dos alunos. Como ainda, subsidiar educadores a terem compreensão sobre a importância da alfabetização educacional. Por fim, com a realização deste artigo pode obteve é possível afirmar que no processo de alfabetização é fundamental ser bem trabalho com as crianças, pois só assim eles estarão construindo com significado para suas vidas, bem como, o ambiente e os meios são determinantes para a aprendizagem.
Palavras-chave: Literatura infantil. Reflexões. Gêneros textuais. Processo. Alfabetização.
INTRODUÇÃO
A leitura oportuniza o desenvolvimento da reflexão e da sensibilidade, elementos fundamentais para a formação humana, sendo ela indispensável na vida das crianças. Neste trabalho pretendemos analisar sobre como estimular as crianças para a leitura, destacando qual a importância da literatura infantil na vida dos pequenos e averiguando hipóteses para a formação de crianças leitoras e estratégias de ensino para esta formação. Destaca-se como se inicia este processo de formação de leitores crianças a partir da literatura infantil, não é um trabalho rápido e fácil, necessita de dedicação e estratégias para podemos alcançar nosso objetivo. Ira-se expor algumas estratégias em como se trabalhar com gêneros textuais e alguns exemplos para poder por em pratica. Compreender que o professor é indispensável para a formação de pequenos leitores, é preciso que cada avanço seja valorizado. O ato de ler deve ser algo constante em sua vida, sendo capaz de demonstrar para o indivíduo suas capacidades, e desenvolvendo um olhar crítico aos textos escolhidos. Desse modo, o professor é capaz de construir um processo de leitura prazeroso e plenamente adaptável a todas as disciplinas e a diversos conteúdos.
O objetivo analisar sobre como estimular as crianças para a leitura, destacando qual a importância da literatura infantil na vida dos mesmos e averiguando hipóteses para a formação de crianças leitoras críticas e reflexivas a respeito do mundo à sua volta, destacar a importância da família e da escola e as estratégias corretas para se trabalhar com as crianças em relação a leitura e diferentes gêneros textuais. Justifica-se que esta pesquisa foi desenvolvida pra destacar a importância da leitura/literatura na vida de todos os cidadãos, por meio dela podemos formar individuas críticos e reflexivos, sendo fundamental que esta apresentação ocorra na família e na escola.
A escola é considerada o lugar mais adequado para essa apresentação, portando deve proporcionar momentos com qualidade e prazer, nos quais a criança consiga fantasiar, por meio do ato de ler. Quando se desperta a imaginação, a sua vontade de querer saber mais, buscar mais, aumenta. As propostas de leitura precisam fazer sentido, além de despertar o prazer na criança, devem estimulá-la a fazer comparações com seu cotidiano, vale destacar para que o trabalho se torne eficiente e preciso que a família apóie, ambos devem ter os mesmos objetivos, que este trabalho não se restrinja apenas dentro da escola, mas dentro de casa também. Neste sentido, o trabalho traz um estudo sobre processo de alfabetização lembrando que este deve propiciar uma aprendizagem reflexiva, voltada para um estudo atraente e que seja importante na vida de seus educandos, possibilitando assim a sua plena participação na sociedade. Como ainda auxiliar professores e demais envolvidos no processo educacional de crianças, buscando formas e subsídios de melhor compreendê-los e assim trabalhar de forma a contemplar a alfabetização condizente com a realidade do mesmo proporcionado um ensino com qualidade a todos.
O planejamento para está pesquisa foi conduzido pela modalidade de revisão bibliográfica, por meio da leitura e estudo de obras impressas e digitais que reiteram vários conceitos científicos importantes para a construção do trabalhado de conclusão de curso. A metodologia obedece ao Materialismo Histórico Dialético.
2. DESENVOLVIMENTO
- A Formação dos Leitores Crianças a Partir da Literatura Infantil
A literatura infantil desenvolve a aprendizagem na criança. Sendo a escola um dos mecanismos para o ensino da literatura, não podemos esquecer que o apoio da família é também considerado fundamental para que esse crescimento seja alcançado (mundo da leitura); dessa maneira, será possível proporcionar a formação de um leitor crítico.
...