O ESTUDO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Por: sandra555 • 14/9/2018 • Artigo • 5.476 Palavras (22 Páginas) • 291 Visualizações
[pic 2]
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Alessandra Antonia de Almeida Lopes
Dourados – MS 2018
[pic 3]
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
(O ESTUDO DO ALUNO COM DEFICIENCIA INTELECTUAL)
ALESSANDRA ANTONIA DE ALMEIDA LOPES
Artigo apresentado ao Programa de Pós- Graduação Lato Sensu da Faculdade Iguaçu, Capanema-PR, como requisito parcial para obtenção do Título de Especialista em Educação Especial, sob orientação da professora Dra Nubea Rodrigues Xavier.
Dourados – MS 2018
AGRADECIMENTOS
A Deus, por ter me dado o dom da vida.
Agradecemos também, os incentivos recebidos por toda família e amigos que de forma direta ou indireta contribuíram para o meu sucesso.
Aos nossos familiares, pela força nos momentos difíceis, pelo carinho e amor.
A nossa orientadora, Dra. Nubea Rodrigues Xavier pelas orientações prestadas e incentivos.
Aos demais professores do Curso de Pós-Graduação em Educação Especial, Lato senso da faculdade Iguaçu, Capanema- PR, que contribuíram para a realização dessa etapa da nossa formação.
E aos colegas de curso, que estiveram sempre ao nosso lado, contribuindo na realização da nossa formação.
A educação em si é capaz de lapida qualquer ser humano.
(Raimundo Soares de Andrade)
Resumo.
A escola, em seu objetivo da inclusão fomenta a aprendizagem comum a todos os alunos, por meio dos recursos proporcionados pelo Estado e pelo papel desempenhado pelo professor na educação. Neste trabalho discutimos a educação e a inclusão escolar. Discutimos também como o aluno com Deficiência Intelectual pode se desenvolver no ensino regular. E o que contribui para a aquisição de conhecimentos na vida como um todo, busca valorizar a importância do aprendizado em sala de aula no cotidiano do aluno e, também por considerar um tema atual e relevante tanto para professores de educação básica no contato direto com as crianças com necessidades educacionais especiais. A prática educativa do professor, juntamente com a escola, tem o compromisso de buscar meios que contribuam para o desenvolvimento do aluno, não somente enquanto educando da escola, mas como ser humano. Desse modo, o educador saberá criar estratégias e situações que gerem aprendizagens usando de recursos na formação de seus educandos.
Palavras-chave: Aprendizado; Educação; Ensino Especial; Inclusão Escolar
Sumário
- Introdução 4
- Deficiência intelectual e suas implicações: conceito e estratégias para profissional da educação 5
- Ensino e Aprendizagem do aluno com deficiência intelectual 8
- Considerações finais 15
- Referências bibliográficas 17
Introdução
Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo sobre o que é deficiência intelectual, suas limitações e propostas de aprendizagens, dificuldades do professor em ambiente escolar na busca da melhoria da qualidade das respostas educativas para uma escola inclusiva, sendo elas: professor, como ele deve atuar em sala de aula, quais as suas propostas de trabalho, como lidar com o aluno, acolhendo e capacitando, buscar alternativa que colaborem tanto para a inclusão, como para o desenvolvimento dessas crianças torna- se um desafio, pois a educação inclusiva deve respeitar os diferentes ritmos de aprendizagem, considerando as limitações de cada aluno na elaboração dos planejamentos de ensino, ao passo que também repensa as práticas pedagógicas o que acaba implicando numa nova proposta curricular para atender tal demanda em meio a escola comum SCHMID, (2011, p. 26) É importante que o professor tenha os conhecimentos específicos na área,
para isso qualificar-se é fundamental, o educador deve tornar a sua pratica pedagógica um momento de prazer e significação, que esse aluno constitui no âmbito escolar um conhecimento significativo , conheceremos a organização de ensino do aluno com deficiência intelectual no ensino regular, há muito a ser explorado, considerando - se a necessidade de aprofundar os conhecimentos para o atendimento à diversidade encontrada nas salas de aula, em todos os níveis e modalidades do sistema educacional brasileiro.
A educação inclusiva implica eliminar barreiras que se contrapõem à aprendizagem e à participação de muitas crianças, jovens, adultos, com a finalidade de que as diferenças culturais, socioeconômicas, individuais e de gênero não se transformem em desigualdades educativas. Definitivamente, a educação inclusiva centraliza a sua preocupação no contexto educativo e em como melhorar as condições de ensino e aprendizagem, para que todos os alunos participem e se beneficiem de uma educação de qualidade (ALVES, 2005, p. 23).
Quando uma criança tem acesso ao conhecimento é uma das maneiras de efetivar a inclusão social e escolar das pessoas com necessidades especiais ou não. Ao pesquisar e conviver com essas pessoas mudam-se as concepções, preconceituosas e atitudes inadequadas instaladas no ser humano em relação as diferenças, o contato direto com elas nos dá o entendimento que somos todos iguais.
- Deficiência intelectual e suas implicações: conceito e estratégias para profissional da educação
KRYNSKI (1983) explica que tipo de deficiência é um rasto complexo de quadros clínicos, produzidos por várias etiologias e que se caracteriza pelo desenvolvimento intelectual insuficiente, em termos globais e específicos.
...