O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Por: 6466 • 27/10/2021 • Projeto de pesquisa • 764 Palavras (4 Páginas) • 126 Visualizações
[pic 1]
CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO
ALUNO: Júlia da Silva Leal – RA: 8039695
CURSO: Pedagogia - LICENCIATURA
PROJETO SOCIAL
DISCIPLINA: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
PROFESSORA: KELLY DOS REIS CANAVEZ
BATATAIS
2020
Identificação do projeto
Nome do projeto: Animais abandonados nas ruas
Período de duração: Durante o ano letivo (sendo aplicado todos os anos)
Curso: Ensino Médio
Professores envolvidos: Todos
Componentes curriculares: Todos
Introdução
Este projeto será desenvolvido pelo Colégio São José, com o apoio de palestrantes, de ONGs e pais de alunos. E será ministrado todas as quartas-feiras no ultimo período das aulas.
Todos os dias nas ruas vemos animais em situação de abandono, mal-tratados e com fome. Com os componentes curriculares Filosofia e Historia, aprendemos sobre humanidade e civilizações, aprendemos os cuidados com o próximo e a importância dos animais.
Neste projeto iremos orientar os alunos a respeito do abandono de animais, como evitarmos a superpopulação dos mesmos e como configura crime com base no Art.32 da Lei Federal nº 9.605/98 Lei Ambiental, e a pena é de detenção e multas para quem abandona ou maltrata animais domésticos ou silvestres (art. 164 do Código Penal).
Para isso, iremos trabalhar os valores éticos e morais, mostrar a importância do nosso papel como humano e formar uma sociedade mais justa e harmoniosa com todos os seres vivos.
É configurado maus tratos as seguintes ações: abandono, agressão, manter o animal preso, manter em locais sujos, envenenamento, utiliza-los para shows ou qualquer tipo de evento que possa causar pânico no mesmo.
Objetivos Gerais (e específicos)
Este projeto social visa tentar diminuir o numero de animais abandonados e maltratados ao redor da escola, conscientizando os alunos e levando-os a conscientizarem a comunidade a respeito do assunto.
Iremos resgatar estes animais e mante-los em abrigos temporários, fazer uma parceria com uma ONG para palestra e orientar sobre castrações; castrar o máximo de animais abandonados que forem encontrados; criar campanhas educativas e organizar uma feira de adoção e estudarmos as principais doenças que a falta de cuidado pode causar no animal.
Metas
- Conscientização dos alunos sobre o abandono e maus-tratos de animais domésticos e silvestres.
- Leis de proteção aos animais e suas penalidades.
Justificativa
Tornou-se comum encontrarmos um cachorro ou qualquer outro animal em situação de abandono nas ruas, e como dever do professor, por ser mediador do aluno, deve-se informar e mostrar a gravidade do problema e seus impactos para a sociedade. Através deste projeto, é possível atingir o objetivo.
Os animais despertam no aluno um interesse natural por serem mais presentes no seu cotidiano tanto nos desenhos animados quanto nas brincadeiras. Com isso, podemos interagir e acrescentar como atividade extra para o processo ensino-aprendizagem.
Incentivar o aluno a ter uma postura humanitária e de acolhimento aos animais é formar um ser humano completo cumprindo assim o propósito da educação claretiana.
Metodologia
Iremos buscar voluntários de ONGs e palestrantes para nos ajudar neste projeto.
Buscar doações de rações, casinhas e cobertores.
Na escola, se tiver espaço, será sugerido que ponhamos uma casa e escolhemos um dos animais para ser o mascote do projeto (escola adota). E cada aluno será responsável por um dia de alimentar o “mascote”.
Programa ADOTE-ME: alunos que puderem, adotarão um animal resgatado.
Cronograma
Dia 20 de Abril a 20 de Maio: Inicio e apresentação do projeto social com palestras e introdução ao assunto.
Dia 20 de Maio a 20 de Junho: Inicio de pesquisa de campo e levantamento de dados (quantos animais abandonados ao redor da escola e quantos relatos de maus-tratos)
...