O Estagio de Pedagogia
Por: marciamaraalves • 22/10/2021 • Trabalho acadêmico • 5.872 Palavras (24 Páginas) • 98 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS 7
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 8
3 PLANEJAMENTO ANUAL 3
4 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC 4
5 PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC 5
6 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA 6
7 METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS 7
8 PROCESSO DE GESTÃO ESCOLAR 8
9 ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA 9
10 PLANOS DE AULA 10
11 REGIMENTO ESCOLAR 11
12 ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA 12
13 PLANO DE AÇÃO 13
CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERÊNCIAS 15
Observações:
- Deverão ser mantidos no Relatório apenas os itens correspondentes ao estágio realizado no semestre, conforme Plano de Trabalho disponível no AVA.
- Após concluir o seu relatório, será necessário atualizar o sumário. Para isso, clique sobre algum dos itens acima, com o botão direito do mouse, selecione a opção “atualizar campo” e, depois, “atualizar o índice inteiro”.
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento infantil tem sido objeto de diferentes pesquisas nas diversas abordagens da educação e psicologia infantil ao longo dos tempos. A respeito da diversidade de aspecto na análise do desenvolvimento da aprendizagem infantil, é possível identificar um elemento comum a grande parte das explicações sobre o processo de desenvolvimento da criança: o enfoque naturalista.
Este tratado acadêmico apresenta uma análise crítica do binômio “cuidar-educar” e da perspectiva escolar em educação infantil, hipóteses que emergem no contexto da busca pela especificidade do trabalho pedagógico junto à criança pequena. A argumentação pretende evidenciar que o “cuidar- educar” juntamente com o papel do professor que contribui para o avanço no entendimento dos aspectos do ensino da infantil, que acarreta num sentido coletivo o aprendizado que a criança pode demonstrar quando seu desenvolvimento e aguçado.
Nesse sentido, além dos cuidados básicos é papel do professor da Educação Infantil promover o desenvolvimento cognitivo e físico das crianças. A melhor maneira de ampliar a capacidade de uma criança é sem dúvida por meio de brincadeiras. Afinal, elas conseguem, assim, elaborar e reelaborar situações reis utilizando a imaginação, bem como ganhar habilidades que são consequência do seu desenvolvimento.
A ampliação da finalidade pedagógica para o ensino remete a questão do seu aspecto. Ao longo do tempo a Educação Infantil tem sido compreendida tanto como equipamento de caráter assistencial- custodial, especialmente nos casos de creches, preparando a criança para o ensino que a espera nos próximos anos de sua vida. Diante desse quadro, a construção de propostas que atendam as necessidades de aprendizado e desenvolvimento das crianças de 0 a 6 anos vem sendo cada vez mais frequente, entre os profissionais de educação infantil.
Essas tais construção de propostas provocam mudanças em ações, que por sua vez conduzem a mudança de atividades com um todo. As mudanças observadas no processo de vida psíquica da criança (percepção, memória, pensamento, entre outras funções psíquicas), dentro do limite de cada estágio, estão ligadas entre si e não são independentes uma das outras. No caso da memória, por exemplo, no período pré- escolar, ela apresenta determinada função, mas quando chega a fase dos estudos a memória ocupa novo lugar na estrutura da atividade psíquica da criança, a memorização torna-se voluntária e consciente.
Ao apresentarmos a questão da atividade principal e do seu significado para o desenvolvimento da criança em determinado período, não queremos dizer que, simultaneamente, não existe nenhum desenvolvimento em outras direções. As atividades da criança são variadas, seu surgimento e conversão em atividades principal não eliminam as existentes anteriormente, senão que só mudam seu lugar no sistema geral de relações da criança com a realidade, as quais se tornam mais ricas.
A transição de uma etapa de desenvolvimento infantil para outra é caracterizada por crises. Estas surgem no limite entre duas idades e assinalam o fim de uma etapa precedente de desenvolvimento e o começo da seguinte. No desenvolvimento de períodos críticos, com relações de períodos estáveis. “passam ao primeiro plano os processos de extinção e retirada, decomposição e desintegração de tudo que se havia formado na etapa anterior e caracterizava a criança de dita idade. A criança perde o que já tinha conseguido antes de adquirir algo novo”.
- PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
- O QUE É O PPP E QUAL SUA IMPORTÂNCIA DESSE DOCUMENTO PARA O AMBIENTE ESCOLAR?
A escola é um espaço para que o (a) aluno (a) se manifesta e tenha autonomia em seu próprio aprendizado. Nela. O corpo Diretivo, a Equipe Pedagógica, o Corpo Docente e Funcionários exercem papéis de agentes mobilizadores e articuladores, atuando no desenvolvimento de diversas ações formativas, que são avaliadas contínua e processualmente.
As reflexões, que são constantes, devem nortear o Projeto Político Pedagógico da Instituição e acompanhar a realidade na qual os alunos (a) encontram-se inseridos e, a partir delas, estabelecer as diretrizes do trabalho, revendo, adaptando e atualizando a proposta educativa praticada na instituição.
...