O Jogo Como Recurso Pedagógico
Por: arialdo • 3/5/2017 • Artigo • 709 Palavras (3 Páginas) • 341 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Nome: Josielma Medeiros da Silva
RU: 714198
1 TEMA
O jogo como recurso pedagógico.
- DELIMITAÇÃO DO TEMA
O jogo como recurso pedagógico no contexto educacional infantil, com os alunos do 1⁰ período” C” da Escola Municipal Branca de Neve.
- PROBLEMATIZAÇÃO
Qual a importância dos jogos como recurso pedagógico na aprendizagem da educação infantil?
- JUSTIFICATIVA
O jogo como recurso pedagógico tem o objetivo de facilitar o desenvolvimento da criança em todos os aspectos, cognitivo, físico e social. Para inserir o jogo como recurso pedagógico o professor precisa planejar para atingir seus objetivos. O jogo como prática educativa não é só brincar por brincar, ele tem uma função intencional que é a aprendizagem. Eles trazem grandes possibilidades às crianças, por ser uma atividade própria da infância. Como acontece de maneira individual e/ou coletiva, favorece o domínio de habilidades e da comunicação.
- OBJETIVOS
- Objetivo Geral
Demonstrar a importância da introdução dos jogos como recurso didático na educação infantil, tendo em vista o melhor desenvolvimento da criança.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Facilitar a aprendizagem, aprender a trabalhar em grupo, respeitando o outro;
- Melhorar a socialização entre os alunos, vivenciando cituações que beneficiem o processo de aprendizagem.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A criança que brinca é mais feliz, quando brinca descobre o mundo, é um momento de lazer e aprendizagem. Trabalhar o lúdico em sala de aula além de facilitar a aprendizagem, ajuda no processo de socialização e cooperação, promovendo o respeito mutuo entre as crianças.
Os jogos são estratégias que oferecem ao professor a possibilidade de observar o rendimento da aprendizagem de seus alunos as atitudes e eficiências do seu próprio trabalho.
Conforme Marinho (2007), “O jogo tem um papel muito importante no processo de desenvolvimento infantil, pois através de sua vivencia a criança pode aprender de forma divertida, exercitando sua imaginação, fantasia e criatividade”.
De acordo com Rau (2011, p.30).
Por sua vez, o jogo possibilita a aprendizagem do sujeito e o seu pleno desenvolvimento, já que conta com conteúdos do cotidiano, com as regras, as interações com objetos e o meio e a diversidade de linguagens envolvida em sua prática. Desse modo, com base no pressuposto de que a prática pedagógica possa proporcionar alegria aos alunos no processo de aprendizagem, o lúdico deve ser levado a sério na escola, proporcionando - se o aprender por meio do jogo e, logo, o aprender brincando.
Maurício (2008) enfatiza que o jogo não deve ser visto apenas como uma ocupação ligeira para chamar a atenção do aluno e dessa forma acalmá-lo, mas sim deve ser considerado como uma fonte importante na educação escolar, já que estimula o desenvolvimento intelectual, a observação, a capacidade analítica, lógica e criativa.
Para Piaget (1978) os jogos não são apenas para fins de entretenimento, também contribuem para o desenvolvimento intelectual, físico e mental dos indivíduos, fazendo com que os mesmos assimilem o que percebem da realidade.
...