O Marx Weber
Por: ju44 • 21/6/2021 • Trabalho acadêmico • 264 Palavras (2 Páginas) • 139 Visualizações
Juliana Paes Furtado Silvano
Centro Universitário Faveni
Jufurtado30@gmail.com
Portfólio Biblioteca: Max Weber
Ipanema, 2021
Ao lado de Karl Marx, Émile Durkheim e Auguste Comte, Max Weber é considerado um dos nomes mais importantes da Sociologia Clássica.
Nascido em 1864, na Alemanha, Weber viveu e desenvolveu suas obras no período pós unificação alemã, finalizando-as em 1871, no contexto de fortalecimento e crescimento, tanto do povo alemão quanto da economia capitalista instaurada no país.
Max Weber desenvolveu trabalhos em uma série de áreas como: Filosofia, Economia, Política e Direito. No entanto, foi o fundador de uma nova corrente de pensamento sociológico, a sociologia compreensiva, que deu lugar a uma nova forma de encarar os estudos da sociedade, até então influenciados pelo positivismo comteano e durkheiniano.
Weber (1905) critica a teoria durkheiniana que afirma: [...] a ordem social se sobrepõe aos indivíduos. Para o pensador alemão, a sociedade só pode ser compreendida a partir das ações individuais que tendem a estabelecer relações com outras pessoas.
A sociologia é concebida por Max Weber como a ciência que tem como objeto a realidade infinita, na qual existem tipos ideais que servem como modelos para a interpretação dos acontecimentos sociais que serão analisados.
A esta ação que o indivíduo pratica orientando-se pela ação do outro, Max Weber deu o nome de ação social. As ações sociais podem ser de quatro tipos e o modo pelo qual os indivíduos agem podem depender da tradição, emoção ou interesses racionais.
Weber preocupa-se em tentar entender os processos pelos quais a racionalidade no pensamento impactou a vida, influenciando as organizações do Estado, as formas de governar, as relações culturais, sociais e individuais do sujeito moderno.
...