O Ministério da educação no intuito de obter informações sobre a qualidade de ensino básico
Por: isabelcmj17 • 9/11/2017 • Trabalho acadêmico • 2.858 Palavras (12 Páginas) • 282 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHAGUERA- UNIDERP CENTRO DE
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VILA MARIANA- PEDAGOGIA
Adriana
Isabel
Josilene
Katarine
Selma
DESAFIO PROFISSIONAL.
São Paulo
2016
UNIVERSIDADE ANHAGUERA- UNIDERP CENTRO DE
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VILA MARIANA- PEDAGOGIA
Adriana
Isabel
Josilene Katarine
Selma
DESAFIO PROFISSIONAL
Relatório final, apresentado a Universidade Anhanguera como parte das exigências para a obtenção do título de bacharelado em pedagogia. Orientador: Nanci Policeno.
São Paulo
2016
INTRODUÇÃO
As condições de aprendizado são relativas, pois para que se obtenha um aprendizado aprimorado é necessário que existam determinadas condições e, tais condições são avaliadas pelo MEC que aplica provas cujo intuito é diagnosticar, possíveis problemas na qualidade de ensino, que possam prejudicar o aprendizado. Para que se tenha acesso as informações educacionais de determinadas instituições de ensino o MEC junto com as secretárias municipais e estaduais da educação aplicam avaliações do 5º ao 9º ano do ensino fundamental no intuito de identificar valhas no ensino que prejudiquem os aluno. Estas avaliações são padronizadas e baseia-se em 2 indicadores o socioeconômico e formação docente. Ao longo deste trabalho, será explicado a funcionalidade dos testes educacionais e seus intuitos para com a educação, a partir de comparativos dos resultados das escolas participantes. Consta neste, informações adicionais sobre possíveis diagnósticos que enfatizam os fatores que causam prejuízo na educação de determinada escola que se encontra com escore baixo, dentre as escolas de comparação. Este trabalho tem como intuito disponibilizar informações sobre dificuldades encontradas nas escolas, que impossibilita o ensino eficaz; apresentando situações problemas reais, e suas soluções embasadas em teorias conhecidas.
Palavras Chaves: Avaliações, MEC, escores, ensino fundamental.
SUMÁRIO
RESUMO________________________________________________5
AVALIAÇÕES DE QUALIDADE DE ENSINO____________________6
1.0 PROVA BRASIL________________________________________6
1.1 PROVA SAEB__________________________________________6
GRÁFICO DE ESQUEMAS DE PROVAS________________________7
OBJETIVO________________________________________________8
FORMAÇAO DOCENTE_____________________________________8
INFRAESTRUTURA_________________________________________9
DEPENDÊNCIAS___________________________________________10
EQUIPAMENTOS___________________________________________10
NÍVEL DE PROFICIÊNCIA____________________________________11
ANALISE COMPARATIVA DE RESULTADOS_______________13
METODOLOGIA____________________________________________13
CONCLUSÃO______________________________________________15
REFERÊNCIAS_____________________________________________16
RESUMO
O ministério da educação no intuito de obter informações sobre a qualidade de ensino básico aplica avaliações padronizadas como a Prova Brasil, SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), ANEB (Avaliação Nacional da Educação Básica), dentre outras. Estas avaliações são classificadas como diagnostica, e são aplicadas do quinto ao nono ano do ensino fundamental, ela não possui valor classificativa e nem pretender criar ranking das melhores escolas de ensino fundamental, o intuito principal é obter informações sobre possíveis agentes prejudiciais a qualidade de ensino. Estas avaliações visam melhoria na qualidade de ensino, produzindo informações adjacentes sobre planejamento e reformulação e monitoria das politicas publica voltada ao ensino. O resultado obtido nestes testes é avaliado a partir de dois indicadores; o socioeconômico que visa situar a classe social que a escola abrange, expresso através da qualidade de vida dos pais do aluno, condição de vida economia do aluno e sua família, escolaridade dos pais, suas posses e seus bens; e o indicador da formação docente, este indicados analisa a formação do professor que leciona para determinado ano letivo, além de apresentar um escore de acordo com a disciplina que leciona e sua formação,
Através das informações obtidas pelo SAEB e da prova Brasil, o MEC juntamente secretarias estaduais e municipais de Educação, definem ações governamentais voltadas para melhoria da qualidade de ensino, visando promover melhoria na desigualdade existente no ensino de algumas escolas.
A média destas avaliações contribui para o calculo do índice de educação básica o IDEB. Estas avaliações são feitas em diversas escolas do país e tem seus resultados expostos para que toda a sociedade possa ver, podendo-se assim acompanhar o resultado das redes de ensino e quais foram as medidas tomadas a partir dos resultados, avaliando o sistema de ensino do país como um todo, das escolas publicas rurais e urbanas.
AVALIAÇÕES DE QUALIDADE DE ENSINO
1.0 Prova Brasil
A prova Brasil, foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), cujo objetivo é avaliar qualidade do ensino Brasileiro das escolas públicas. A qualidade de ensino é avaliada através de testes padronizados e estipulados contendo questionário socioeconômico e uma avaliação de formação docente para os professores, onde é avaliando sua formação, o domínio da matéria que leciona.
Os conteúdos aplicados nos teste são: de língua portuguesa, contendo interpretação de texto, e matemática visando as resoluções problemas, ou seja, conteúdos lógicos. Os alunos respondem também ao questionário socioeconômico, cujas perguntas estão relacionadas a possíveis fatores que desencadeiam problemas na qualidade de ensino, neste questionário é respondido sobe condições de vida do aluno, avaliando a qual classe o social o mesmo pertence e sobre a escola, esta prova é aplicada do quarto ao nono ano do ensino fundamental publico.
...