O Movimento fenomenológico teve como percussor Edmund Husserl,
Por: dawne • 11/6/2015 • Projeto de pesquisa • 286 Palavras (2 Páginas) • 196 Visualizações
RESUMO DO ARTIGO
O movimento fenomenológico teve como percussor Edmund Husserl, que tinha como principal objetivo fundamentar de forma rigorosa o conhecimento. Assim nasceu a Fenomenologia como forma de conhecimento do mundo, e após, o movimento fenomenológico derivado de pensadores de diversas áreas.
A Fenomenologia não é somente a descrição dos fenômenos, mas também o método que os filósofos adotam quando se questionam quais são os dados que são inquestionáveis.
A partir de 1910, a fenomenologia começa a fazer seguidores em diversas partes do mundo e um dos seus maiores percussores foi Edmund Husserl, que se dedicou a Filosofia com o objetivo de encontrar uma fundamentação capaz de sustentar todas as outras ciências. Husserl tem como ponto central esclarecer as origens do pensar e discutir os seus fundamentos separando o pensar do que é pensado.
Desde o seu início á uma certa dificuldade em definir o conceito de Existencialismo, muitos autores indicam os diferentes termos usados nessa filosofia como designando cada um uma vertente dentro dela, porém todas elas têm em comum a analise da existência, o questionamento do modo do ser do homem, o esclarecimento e a interpretação dos modos como o mundo se manifesta ao homem e determina ou condiciona as suas possibilidades.
Segundo Kierkegaard, pastor protestante que marcou o primeiro momento do existencialismo, a existência é uma tensão entre o que o homem é e o que ele não é, ele estabeleceu uma relação através da fé e definiu que o existir apenas tem, algum sentido enquanto nele está a presença de Deus esse enigma não pode ser resolvido pela reflexão, porém o Existencialismo realmente ganhou o mundo com Jean Paul Sartre, que usava o termo para designar aspectos sociais da vida francesa no final dos anos 1940.
...